Saúde
Chocante: TikToker quase fica cego por coçar os olhos!
Juan Guedes tomou um susto e perdeu parte da visão por coçar os olhos. Entenda tudo sobre a doença ceratocone.
Você costuma coçar os olhos? O hábito corriqueiro pode levar a doenças graves, inclusive à perda da visão. Foi o que quase aconteceu com o criador de conteúdo digital Juan Guedes. Entenda.
Um dos motivos mais comuns que levam as pessoas a coçar os olhos é a alergia, seja ela originária de poeira, pelos de animais, mofo, fumaça, pólen, entre outras causas.
A rinite também pode incomodar muito os olhos e causar coceiras – e esse foi o caso do TikToker Juan Guedes. O influencer foi diagnosticado com ceratocone após perceber que não estava enxergando bem e descobriu que as coceiras foram o motivo.
Após reparar que sua visão não estava mais como antes, Juan foi ao seu oftalmologista, quando descobriu o diagnóstico: seu olho direito tem meio grau de astigmatismo, enquanto o olho esquerdo, mais afetado, tem cinco graus.
Durante a consulta, o jovem explicou ao especialista sobre o seu hábito de coçar bastante os olhos, especialmente durante as suas crises de rinite. Mas ele não poderia imaginar que isso poderia ser responsável pela má visão.
Entenda o que é ceratocone
Pouco falada, essa doença não tem uma causa exata, mas sabe-se que muitos fatores podem contribuir para o seu aparecimento, como a predisposição genética e alguns hábitos do paciente.
Dentre as práticas que podem ajudar para que a doença se desenvolva, o ato de coçar os olhos é um fator determinante, pois ele causa um trauma que resulta em alterações na córnea.
Sabe-se também que pessoas com Síndrome de Down ou com alterações oculares congênitas, como a catarata, também são mais propensas a apresentar essa condição.
Dentre os principais sintomas estão: visão embaçada, especialmente no período noturno; agravamento da miopia e astigmatismo irregular; sensibilidade à luz; irritação nos olhos e visão dupla.
Tratamento: não existe cura para o ceratocone, no entanto, para os casos mais leves, é possível controlar a doença com óculos ou lentes de contato. Já para os casos mais graves, é indicada uma intervenção cirúrgica.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia2 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia12 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura