Tecnologia
Clientes MasterCard, cuidado! Anúncios adicionados por golpistas podem roubar seus dados
Golpistas vêm utilizando anúncios do Google como maneira de roubar dados de usuários, principalmente de clientes da MasterCard. Entenda.
Para conseguir roubar os dados de usuários, golpistas têm utilizado anúncios publicados pelo Google, em nome da MasterCard. Dessa maneira, esses ladrões estão colocando na plataforma de anúncios da Google campanhas falsas, utilizando o nome da MasterCard para atrair os clientes para sites que roubam dados.
Quando se pesquisa algo sobre a MasterCard, acima dos links legítimos da instituição financeira aparecem esses anúncios fraudulentos.
Quando acessados, esses anúncios solicitam dados que o cliente acaba adiciona por não perceber a falsidade da página e, assim, acabam entregando informações importantes com facilidade para esses criminosos.
Esse tipo de ataque está sendo direcionado a usuários da América Latina, em especial aos falantes de espanhol. Com os dados da vítima, os golpistas conseguem fazer compras e outros tipos de fraude financeira.
Acredita-se que esse golpe vem sendo utilizado principalmente durante esse período festivo de Natal e Ano-Novo, que é quando acontecem altos fluxos de compra pela internet.
Em um dos golpes, os bandidos criam um site falso com a intenção de oferecer assessoria financeira aos clientes em nome da instituição financeira. Para isso, eles disponibilizam até mesmo a localização de um escritório real, localizado na Argentina, a fim de enganar as vítimas.
Após isso, eles conseguem entrar em contato com o usuário utilizando o aplicativo de mensagens WhatsApp, oportunidade em que, ainda se passando por agentes da MasterCard, solicitam dados.
Outro dos meios que esses bandidos encontraram para enganar suas vítimas é copiar um dos sites da MasterCard. Nesse caso, o MasterConsultas, utilizado para consultar extratos.
O cliente acessa o site errado, que possui a mesma aparência que o original, com apenas um erro de digitação no link de identificação do site.
Ao fornecer seus dados na finalidade de consultar seu extrato, os bandidos têm acesso a eles e, ainda por cima, depois do objetivo ser concluído, a vítima é redirecionada para o site real do MasterConsultas. Dessa maneira, é mais difícil que o cliente perceba que houve uma fraude e que seus dados foram roubados.
Para conseguir se manter a salvo desses bandidos, é necessário ter a atenção redobrada aos nomes e links de domínio dos sites que você acessa.
Compare-os com os sites originais. Caso não tenha certeza de que aquele site é de fato a empresa que diz ser, não passe em hipótese nenhuma suas informações pessoais, como nome, CPF e dados do cartão.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística22 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política13 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana