Saúde
Coma para a calma: Alimentos que são aliados contra a ansiedade
A ansiedade é um problema que afeta milhões de pessoas ao redor de todo o mundo. Ela pode se manifestar de diferentes formas, como medo, nervosismo, taquicardia, falta de ar, insegurança, insônia, entre outros.
Além dos prejuízos à saúde mental, a ansiedade também pode afetar a saúde física, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabete e outras.
Mas como lidar com a ansiedade? Na verdade, existem diversas formas de tratamento, como terapia, meditação, exercícios físicos e uso de medicamentos. Porém, uma forma simples e natural de diminuir os efeitos da ansiedade é cuidar da sua alimentação.
Isso porque alguns alimentos possuem propriedades que ajudam a regular os neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e pelo humor, como a dopamina e a serotonina.
5 alimentos calmantes que podem ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade
Espinafre
O espinafre é uma excelente fonte de ácido fólico, um tipo de vitamina B que participa da síntese de serotonina. Além disso, ele também contém magnésio, um mineral que atua na regulação do sistema nervoso e na prevenção do estresse.
Você pode consumir o espinafre de várias maneiras, como cru em saladas, cozido em sopas ou até mesmo refogado em pratos quentes.
Couve
A couve é mais um vegetal verde-escuro benéfico para a saúde mental. Ela é rica em vitaminas, que por sua vez têm ação antioxidante e anti-inflamatória. A couve também contém cálcio, um mineral que ajuda na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos.
Se não souber como pode consumir a couve, algumas dicas são o seu uso na forma crua em sucos verdes, refogada em acompanhamentos ou cozida em deliciosos caldos.
Abacate
O abacate é uma fruta deliciosa e versátil, que pode ser usada tanto em receitas doces quanto salgadas. O abacate é rico em gorduras boas, como o ômega-3, que melhoram a circulação sanguínea e protegem o cérebro. Essa fruta também é conhecida por favorecer a produção de serotonina e dopamina.
Como mencionado, você pode usar o abacate em preparos salgados, como em guacamoles e sanduíches, ou doces, como vitaminas, mousses e afins.
Batata-doce
Esse tubérculo fornece energia e saciedade para o corpo. A batata-doce é rica em carboidratos complexos, que liberam glicose gradualmente na corrente sanguínea e evitam os picos de açúcar no sangue. Ela também contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.
Grão-de-bico
Essa leguminosa faz parte, principalmente, da culinária mediterrânea e árabe. O grão-de-bico é rico em proteínas, ferro, zinco e fibras, que contribuem para a saúde geral do organismo. O grão-de-bico também contém triptofano, magnésio e vitamina B6, capaz de auxiliar na regulação do humor e na redução da ansiedade.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025