Conecte-se conosco

Tecnologia

Começou! IBM fechará vagas de trabalho que serão exercidas por IA

Impacto da tecnologia na geração de empregos já começa a ser sentido. Companhia deve cortar 30% das funções administrativas em cinco anos

Publicado

em

O avanço da inteligência artificial já gera efeitos significativos no mercado de trabalho. A Internacional Business Machine (IBM) informou que fechará vagas de emprego, cujas funções poderão ser substituídas por IA.

A decisão deve impactar em milhares de posições na empresa e será implementada no decorrer dos próximos anos. Algumas das áreas que serão reduzidas envolvem atividades administrativas, como a de Recursos Humanos.

Em entrevista à Bloomberg News, o CEO da companhia, Arvind Krishna, deu a entender que as vagas afetadas envolvem, principalmente, funções que não são voltadas para o cliente.

Milhares de empregos

A partir dessa lógica do executivo, é possível mensurar a dimensão do impacto. Existem hoje na empresa cerca de 26 mil trabalhadores que executam tarefas desse tipo.

A projeção de Krishna é de que, pelo menos, 30% deles serão substituídos por IA e automação, ou seja, em torno de 7,8 mil pessoas perderão o emprego e serão trocados pela tecnologia.

O CEO apontou, ainda, que a troca, diante do atual contexto, pode ser facilmente realizada em um período de cinco anos, o que denota certa brevidade nas intenções da empresa.

Tendência irreversível

A decisão da IBM é a ilustração de um tendência que deve ser ampliada no mercado de trabalho, em futuro próximo, e que já acomete algumas empresas.

Um porta-voz da companhia explicou que a redução incluirá, também, funções por desgaste ou por se tornarem obsoletadas, já que a tecnologia tende a acelerar procedimentos e tornar tudo mais prático.

Hoje, a IBM possui cerca de 260 mil funcionários e segue contratando, principalmente, para funções de desenvolvimento de software e atendimento ao cliente.

No início deste ano, a empresa já havia anunciado a demissão de 5 mil funcionários, como estratégia de corte e redução de custos, algo que se repetiu em outras grandes empresas de tecnologia.

Avanço da IA

A notícia surpreende, mas nem tanto. A inteligência artificial segue ganhando espaço e com amplo investimento para seguir desenvolvendo novas habilidades.

Ela já consegue, hoje, automatizar atendimentos, criar textos, códigos, gerar conteúdos, responder perguntas e outras atividades. É inegável o seu potencial de impacto no mundo do trabalho.

A inteligência artificial só não é capaz de substituir toda a participação humana nas funções, pois ainda possui certo grau de insegurança. A colaboração dela, no entanto, é capaz de otimizar, inovar e acelerar os processos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS