Empresas
Como driblar problemáticas no ambiente de trabalho? Confira algumas dicas
O psicólogo Filipe Colombini apresenta propostas para gestores de equipes e líderes empresariais que desejam melhorar o ambiente de trabalho.
Todos os trabalhos geram algum tipo de estresse, e isso todo mundo sabe. Porém, há alguns sinais que podem indicar que o ambiente de trabalho se tornou nocivo. Por exemplo, quando ele gera sentimentos depressivos no trabalhador e traz um cansaço excessivo, ou quando contribui no desenvolvimento de problemas para dormir e problemas cardiovasculares.
No momento em que essas questões começam a surgir, elas passam a interferir em diversos setores da vida, seja no âmbito profissional, por meio das relações interpessoais, ou na vida cotidiana do trabalhador. O psicólogo e CEO da Equipe AT, Filipe Colombini, alerta sobre esses problemas:
“Além da piora da saúde mental e relacionamentos mais tensos, não é incomum que os trabalhadores em ambientes tóxicos também recorram a drogas ou álcool para lidar com o problema.”
Colombini também indica alternativas para essa situação: “Para driblar os problemas, a empresa deve incentivar um espaço mais positivo e saudável para seus colaboradores, onde exista maior cooperação e cuidados com a saúde mental”.
Considerando esse contexto, traremos algumas sugestões e dicas do psicólogo para auxiliar gestores de equipes e líderes empresariais que almejam transformar o local de trabalho em um lugar melhor para os seus funcionários.
1) Fomente o equilíbrio
Salientamos que é sempre importante o trabalhador se atentar aos seus limites, isso porque, quando ultrapassado, poderá afetar seu psicológico. Colombini indica:
“Para combater práticas abusivas, uma boa estratégia é as empresas contarem com acompanhamento psicológico, a fim de ajudar os trabalhadores a lidar com a pressão do dia a dia”. E complementa: “com atitudes como esta, os colaboradores vão sentir que estão trabalhando para uma empresa que prioriza seu bem-estar”.
2) Desenvolva o acolhimento
As empresas devem se certificar de que estão compreendendo e atendendo as demandas dos seus funcionários. Assim, dar e receber feedbacks e a promoção de acolhimento e escuta atenta podem ser boas alternativas para que você consiga ter uma relação mais saudável com os funcionários. O especialista afirma:
“Não existe uma única forma de criar segurança psicológica no ambiente de trabalho, e as organizações, com a ajuda do setor de Recursos Humanos, programas de saúde mental e gestão de pessoas, podem eliminar a cultura tóxica.”
3) Semeie a transparência
Por fim, é imprescindível ser transparente com seus funcionários, tratando dos impasses cotidianos e lhes fornecendo um espaço seguro para que também possam expor os conflitos que os afligem.
“Um ambiente de equipe saudável permite que os colaboradores discutam erros sem constrangimento”, aponta Colombini. “Nesse sentido, vale incentivar atividades que promovam a formação de vínculos entre a equipe, como bate-papos e happy hours, para que os colaboradores possam se conhecer em um ambiente descontraído, sem a pressão do trabalho”, complementa.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política9 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Economia2 dias atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?