Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Como se preparar para o futuro do trabalho

Avanço dos sistemas e ferramentas de IA gera temor entre trabalhadores, diante da ameaça de troca da mão de obra humana pela tecnologia. Veja aqui como se precaver.

Publicado

em

Uma pesquisa feita pela Microsoft, divulgada no primeiro semestre deste ano, revelou que 49% dos trabalhadores se preocupam ou têm medo de serem substituídos pela Inteligência Artificial.

O avanço dos sistemas e ferramentas de IA, que segue a todo vapor, coloca o mercado de trabalho contra a parede. O temor de funcionários é que as empresas comecem a privilegiar a tecnologia em detrimento da mão de obra humana, visando, sobretudo, a economia.

Desde que o ChatGPT foi lançado, em novembro de 2022, e a Inteligência Artificial foi, de fato, colocada em pauta, a preocupação aumentou ainda mais. A grande dúvida vivenciada por trabalhadores é se estamos ou não diante de uma ameaça real.

O que dizem os especialistas

Pessoas da área e especialistas em tecnologia dizem que a IA não vai “roubar” empregos. O que deve ocorrer, segundo eles, é que aquelas pessoas que souberem utilizar os sistemas e ferramentas de IA vão se destacar, naturalmente, no mercado de trabalho.

Por outro lado, aqueles que ficarem para trás ou não se interessarem pelo o que está acontecendo poderão, de fato, perder as vagas de emprego.

A grande notícia nessa história toda é que não faltam funções de trabalho no setor de Inteligência Artificial. O Relatório de Tendências Globais de Talentos do LinkedIn revelou que as vagas em IA triplicaram no Brasil, nos últimos 2 anos.

Essa tendência segue o que já ocorre fora do país. Em todo o mundo, candidaturas em IA cresceram 17% mais rápido do que em posições que não envolvem o uso da tecnologia. Ou seja: é melhor se atentar para esse cenário e buscar um jeito de se inteirar sobre a novidade.

Como usar a IA a seu favor

Veja aqui como aproveitar sem medo da evolução tecnológica.

Na produtividade

A Inteligência Artificial pode ser útil para aumentar a eficiência e a produtividade no trabalho, principalmente quando envolve atividades repetitivas e manuais. O uso da tecnologia pode acelerar o processo e otimizar o uso do tempo.

Em tarefas que demandam uso de grande quantidade de dados, por exemplo, a IA também pode gerar resultados mais ágeis. E, em caso de tomada de decisão, ela pode auxiliar na análise das informações e indicar o melhor caminho.

Novas profissões

Saiba que a previsão é de que em cinco anos, 75% das empresas devem inserir a Inteligência Artificial no dia a dia de seus negócios. Esse processo deve gerar novas ocupações e a necessidade de mão de obra especializada.

É bom ficar de olho nessas tendências para usá-las a seu favor. Essa, inclusive, é uma grande chance para quem já almeja mudar de carreira ou obter uma promoção.

Entre as profissões que estarão em alta, constam, por exemplo, o engenheiro de prompt, que é responsável por treinar ferramentas de IA, e os especialistas em ética da IA, que se encarregarão de regular e garantir a devida segurança e governança no uso da tecnologia.

Capacitação

Com tanta mudança, o melhor, realmente, é se preparar e buscar por capacitação profissional. Pesquise cursos na área, busque conhecimento e fique craque nos mecanismos da Inteligência Artificial.

Isso é importante não só para evitar o descarte ou a perda de emprego, mas também para conseguir lidar com a novidade e saber implementar a tecnologia de forma correta nas atividades da organização.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS