Conecte-se conosco

Economia

Compras de CBios chegam a 39% da meta de 2020, diz Unica

Meta compulsória para as distribuidoras é de 14,5 milhões de CBios para este ano.

Publicado

em

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou nesta segunda-feira que os créditos de descarbonização (CBios) adquiridos por distribuidoras de combustíveis do Brasil chegaram a 5,7 milhões de unidades, aproximadamente 39% da meta determinada pelo governo para 2020.

A Unica, entidade que representa produtores de etanol do centro-sul, incluídos entre os principais emissores de CBios, citou dados da reguladora ANP citados que mostram que foram emitidos até o momento 12,6 milhões de títulos para o cumprimento do programa.

Até o momento, houve a compensação de quase 6 milhões de toneladas de CO2, uma vez que cada título responde por uma tonelada de dióxido de carbono que deixou de ser emitida na atmosfera.

A meta obrigatória para as distribuidoras é de 14,5 milhões de CBios para este ano.

“A pandemia tornou ainda mais evidente a urgência de adotarmos ações concretas para reduzir emissões e evitar as mudanças climáticas. O início da operacionalização do RenovaBio este ano se fez ainda mais pertinente e possibilita que ampliemos a sustentabilidade da nossa matriz de transportes”, escreveu em nota Evandro Gussi, presidente da Unica.

Segundo a entidade, o número CBios ofertado no mercado até o final do ano deverá não cumprir as metas do RenovaBio como também pessoas físicas e jurídicas que desejam compensar suas próprias emissões de GEE.

Em vigor desde dezembro de 2019, a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) visa completar parte das metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) determinadas pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS