Conecte-se conosco

Agronegócio

Confira dicas, cuidados e peculiaridades das orquídeas

Aprenda a cultivar a planta em casa seguindo algumas dicas essenciais 

Publicado

em

As orquídeas apresentam cores, formas e tamanhos diferentes, sendo possível encontrá-las em (quase) qualquer parte do mundo!

Além de serem perfeitas para decoração de qualquer casa, a orquídea é uma ótima opção para presente. Entretanto, muitas pessoas acreditam que os cuidados com a orquídea são complicados ou demasiados, e a falta de informação pode acabar prejudicando o desenvolvimento das flores.

Dessa forma, hoje vamos mostrar dicas, cuidados e peculiaridades dessa planta tão querida por todos.

Veja também: Aprenda a montar o vaso adequado para plantio

Orquídeas gostam de terra?

As orquídeas são plantas epífitas, ou seja, elas se fixam em uma árvore maior, a fim de obter luz solar. Portanto, essas plantas não possuem contato com o solo. 

Entretanto, caso sua orquídea for naturalmente terrestre, ou possui resistência à umidade, não haverá problema colocá-las na terra. Porém, o ideal é utilizar um substrato que retenha água e nutrientes, com aqueles que possuem fibra de coco e casca de pinus em sua composição, por exemplo.

Se sua orquídea for coloca em vaso, busque utilizar vasos de barro ao invés dos de plástico, pois eles absorvem mais água e drenam melhor, por ser mais porosos.

Ventilação e iluminação

As orquídeas não gostam de ventos fortes, por isso, evite varandas abertas ou janelas para não prejudicar suas plantas. Já em relação a iluminação, prefira locais onde há uma boa passagem de luz, mas que essa não seja direta. A luz do sol da manhã é a preferida dessas flores.

Agora que você sabe os cuidados necessários para o crescimento saudável da orquídea, que tal cultivá-la em sua casa?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS