Economia
Conheça o Telefone Popular e tenha telefone fixo por R$ 15 mensais
O Telefone Popular é destinado à famílias de baixa renda que estão registradas no Cadastro Único. Veja como participar.
Você faz parte de uma família de baixa renda que está inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico)? Se sim, você pode ter direito a uma linha de telefone fixo por um valor bastante acessível.
Pessoas de baixa renda podem ter o Acesso Individual Classe Especial (AICE), que também é conhecido como Telefone Popular. Ele dá acesso a 90 minutos de chamadas para outros telefones fixos, e o valor pago por isso fica entre R$ 13 e R$ 15.
O valor cobrado se baseia nos impostos de cada estado, e por esse motivo não é fixo para todo o país. Entretanto, a variação de preços é bem pequena, e o valor cobrado pela linha é muito mais em conta que o de um plano comum.
A entrada no programa se dá por meio do CadÚnico, que pode ser feito em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para fazer a inscrição, o responsável pela família precisa estar em posse de documentos pessoais e comprovante de residência. Além disso, é preciso ser considerada uma família de baixa renda.
Com o Telefone Popular, o beneficiário não pode fazer ligações para celular, e nem para números do exterior, mas caso precise fazer esse tipo de chamada, a família poderá comprar alguns créditos que liberarão as ligações. Esses créditos podem ser obtidos em lotéricas ou lojas das empresas.
Os minutos liberados mensalmente para as famílias do programa não são cumulativos, então caso você não tenha utilizado todo o tempo durante o mês, com a entrada do próximo, o crédito zera.
Quem tem interesse em entrar para o programa deve pedir uma linha nas empresas concessionárias. Veja abaixo quais são as empresas conveniadas:
- Algar Telecom: está disponível para algumas cidades de Goiás, no Triângulo Mineiro, no Norte de São Paulo e em Paranaíba – MT.
- Oi e Vivo: exclusivas do estado de São Paulo.
- Sercomtel: exclusiva para as famílias do interior do Paraná.
A solicitação da linha deve ser feita com a apresentação do CPF e Número de Identificação Social (NIS). Também é preciso o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) em caso de famílias indígenas. O prazo entre a solicitação e a instalação pode demorar até sete dias.
Caso precise esclarecer alguma informação, basta entrar em contato com as concessionárias. Atente-se aos números abaixo:
- 10312 – CTBC Telecom;
- 10314 – Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom);
- 10315 – Telefônica/Vivo;
- 10331 – Oi Região 1;
- 10343 – Sercomtel.
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