Conecte-se conosco

Empresas

Conselho da CSN aprova venda de 11% da CSN Mineração

Companhia Siderúrgica Nacional.

Publicado

em

Crédito: MMardegan

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou que seu conselho aprovou a venda de 589.304.801 ações da CSN Mineração, representando 11% da empresa, à Itochu Corporation por R$ 4,4 bilhões. Os recursos serão usados para reduzir a alavancagem do grupo e financiar a aquisição da InterCement. A operação, já aprovada pelo Cade, deve ser concluída na próxima terça-feira (12). A Itochu, maior acionista da CSN Mineração, reforça sua parceria com a empresa, que será expandida para novos projetos dentro da mineradora.

Já a CSN é um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, com atuação em setores como siderurgia, mineração, logística e energia. A empresa produz aço e seus derivados, além de atuar na mineração de ferro, carvão e calcário. Também opera em áreas como transporte ferroviário e portuário. Com sede em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, a CSN é uma das principais fornecedoras de aço do Brasil e possui presença significativa no mercado internacional. A empresa é controlada pelo empresário Benjamin Steinbruch.

CSN

A CSN anunciou a aprovação de sua 16ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, no valor de R$ 500 milhões. As debêntures serão emitidas em até duas séries. A primeira série terá um prazo de 10 anos, com juros definidos pela maior taxa entre o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2033, acrescida de uma sobretaxa de 0,49%, ou 6,90% ao ano. A segunda série terá prazo de 15 anos, com juros atrelados ao NTN-B 2035, mais um spread de 0,69% ou 7,00% ao ano.

Debêntures

Debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas para captar recursos no mercado. Ao comprar debêntures, o investidor empresta dinheiro à companhia, que se compromete a pagar juros periódicos e devolver o valor principal no vencimento do título. Essas emissões podem ser de diferentes tipos, como as quirografárias (sem garantias específicas), e têm prazos e taxas de juros definidos. Elas são uma alternativa para as empresas obterem financiamento sem recorrer a empréstimos bancários.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS