Conecte-se conosco

Economia

Crédito consignado do INSS mudou! Conheça quais são as novidades e não seja pego de surpresa

Aposentados e pensionistas devem ficar atentos as novas mudanças no consignado no INSS. Confira as mudanças e não seja pego desprevenido.

Publicado

em

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem ficar atentos as novas mudanças no consignado de crédito.

Agora, há uma nova forma de solicitar. Para liberar um empréstimo, é possível utilizar a biometria facial. Ou seja, o empréstimo será liberado de forma on-line, caso o rosto do beneficiário seja reconhecido.

Documentos ainda serão solicitados, como o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e um documento de identidade com foto. No entanto, a biometria é incluída a fim de de forma a trazer mais segurança contra fraudes.

Essa possibilidade ainda permite que os aposentados e pensionistas não precisem se locomover até uma agência bancária, o que traz mais facilidade.

Mas não se preocupe: caso o aposentado ou pensionista não queira utilizar a identificação facial, é possível fazer a solicitação sem a biometria.

No entanto, para isso, será necessário que o beneficiário se encaminhe até uma agência bancária, instituição financeira ou utilize os canais eletrônicos da instituição em questão.

Os aposentados também devem se atentar à margem que o INSS impõe para os empréstimos. Essa é de 45%, valor a qual os beneficiários podem se comprometer com os serviços financeiros.

Ainda, no caso do Instituto, essa margem se divide em três categorias:

  • 5% desse limite poderá ser utilizado para operações exclusivas de cartão de crédito consignado;
  • 5% poderão ser utilizados em operações exclusivas do cartão de crédito consignado de benefício;
  • E os finais 35% serão destinados a empréstimos pessoais consignado, aqueles onde o desconto é feito direto em folha de pagamento.

A partir do momento em que o beneficiário opta pelo crédito consignado, ele terá até 84 meses para pagar o valor. É importante ressaltar que as parcelas serão descontadas diretamente em folha de pagamento do benefício, seja esse aposentadoria ou pensão.

As taxas de juros cobradas serão de 2,14% ao mês, no caso do pagamento em folha, ou de 3,06% ao mês, no caso de pagamento com cartão.

Caso o aposentado ou pensionista escolha o consignado do INSS, ele deverá contar também com vantagens, como, por exemplo, descontos em farmácias associadas, cartão sem anuidade, seguro de vida e auxílio funeral (sem cobranças extras) e saque em dinheiro de até 70% do valor limite do cartão.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS