Saúde
CUIDADO: Ibuprofeno não deve ser misturado NUNCA com estes medicamentos!
O Ibuprofeno pode desencadear algumas reações perigosas quando combinado com outros remédios. Saiba o que evitar!
O ibuprofeno é um dos remédios mais comuns, utilizado para aliviar os incômodos de pacientes que sofrem com dores crônicas ou passageiras. Ele é um medicamento anti-inflamatório não esteroidal, não sendo, portanto, derivado de hormônios.
O fármaco tem ação analgésica – contra as dores – e antipirética, podendo baixar a febre e controlar a temperatura do paciente. Além disso, ele inibe a produção de prostaglandinas, que são as substâncias responsáveis por estimular o processo inflamatório.
Mesmo sendo indicado que qualquer medicamento seja consumido apenas por indicação médica, muita gente que sofre de dores, resfriados e demais mazelas comuns acabam ingerindo o ibuprofeno por própria conta e risco, o que pode ser muito perigoso.
A interação medicamentosa do ibuprofeno com outros remédios relativamente comuns pode ser muito perigosa, e muitas pessoas podem nem sequer saber disso.
Não misture ibuprofeno com estes outros remédios
A Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) revelou que o medicamento deve ser administrado com cautela em pacientes que estão sendo tratados com derivados cumaníricos.
Isso significa que aqueles pacientes que estão fazendo tratamentos com fármacos para prevenir ou eliminar coágulos não devem tomar medicamentos com base de ibuprofeno. Outra combinação contraindicada é com remédios para doenças cardíacas.
Além disso, o ibuprofeno pode reduzir a eficácia de outros remédios, podendo também trazer riscos à saúde do paciente. É melhor evitar o consumo do fármaco se estiver tomando remédio com os seguintes efeitos:
- Antidepressivos;
- Anti-hipertensivos;
- Natriuréticos;
- Diuréticos.
Reações adversas do ibuprofeno
De acordo com a Escola de Medicina da UNAM e a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidas, o ibuprofeno pode causar algumas reações adversas, assim como praticamente todos os fármacos. Nesse caso, as reações são as que seguem:
- constipação;
- inchaço (gases);
- náusea;
- nervosismo;
- tontura;
- visão turva;
- zumbido nos ouvidos.
Então, a recomendação é sempre consumir os remédios por indicação do médico, nunca fazendo o autodiagnóstico e, consequente, medicação por conta própria, já que os riscos podem ir muito além do que se imagina inicialmente, mesmo no caso de remédios comuns.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio12 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças19 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer