Tecnologia
Deixar o celular carregando a noite toda estraga a bateria?
Carregar o celular à noite é prático, mas impede o monitoramento do processo.
No cotidiano agitado, muitos encontram na noite a melhor oportunidade para carregar seus celulares, o que garante o uso pleno no dia seguinte. No entanto, essa prática comum pode levantar questões sobre a durabilidade e a segurança da bateria.
Com a evolução dos smartphones, os consumidores preocupam-se cada vez mais com a integridade de seus dispositivos. A bateria, um dos componentes mais críticos, demanda atenção especial. A seguir, vamos analisar os diferentes aspectos dessa prática noturna.
Carregar o smartphone à noite pode prejudicar a bateria, já que a pessoa não consegue ficar atenta ao carregamento – Imagem:
Entendendo a vida útil da bateria
A durabilidade de uma bateria depende de diversos fatores, mas, segundo fabricantes como Apple e Samsung, o envelhecimento do componente é inevitável. As condições de uso, o ciclo de carga e as variações de temperatura desempenham papéis cruciais nessa equação.
A Apple projeta que uma bateria de iPhone mantenha cerca de 80% de sua capacidade após 500 ciclos completos. No entanto, estudos mostram que modelos de 2019 podem atingir 850 ciclos antes de uma significativa degradação.
Para otimizar a saúde da bateria, evite carregá-la durante a noite. A Samsung destaca ainda que não realizar ciclos completos de carga, de 0% a 100%, e utilizar carregadores originais ajudam a prevenir o envelhecimento acelerado.
Mitos e verdades sobre o carregamento
Relatos de explosões de celulares trazem preocupações, mas são raros. Os sistemas modernos oferecem segurança contra o superaquecimento. Contudo, a qualidade dos acessórios usados no carregamento é um fator importante na prevenção de problemas.
A exposição a extremos térmicos afeta a eficiência das baterias. Portanto, manter o dispositivo em ambientes com temperaturas moderadas é fundamental para preservar seu funcionamento adequado.
Além do carregamento, ajustar configurações, como o brilho da tela, e desativar recursos desnecessários contribui para uma maior economia de energia. Atualizações de software também são cruciais, pois frequentemente trazem melhorias no consumo energético.
Dessa maneira, cuidar da bateria do celular não envolve apenas carregá-la na hora certa, mas inclui seguir práticas que garantam seu desempenho prolongado e seguro para assegurar que o dispositivo continue a ser um parceiro confiável no dia a dia.

-
Carreira2 dias atrás
Salários surpreendentes! Profissões que ganham mais de R$ 10 mil e quase ninguém imagina
-
Tecnologia2 dias atrás
Nova função do Instagram preocupa usuários: estamos em risco?
-
Carreira18 horas atrás
Melhor empresa para se trabalhar no Brasil é revelada; veja ranking completo
-
Bancos23 horas atrás
Golpistas ‘trabalham’ duro no Dia das Mães: saiba como se proteger dos esquemas mais comuns
-
Finanças2 dias atrás
Não tem cartão de crédito? Veja como parcelar suas compras mesmo assim
-
Tecnologia1 dia atrás
Google alerta usuários do Gmail sobre sofisticado golpe de phishing; saiba mais
-
Agronegócio1 dia atrás
5 Plantas de sombra que vão deixar sua casa mais verde e sofisticada
-
Curiosidades2 dias atrás
Luxo no prato: conheça as carnes que custam mais de R$ 5 mil