Saúde
Descubra o incrível poder da água de azeitona: benefícios que vão te deixar de queixo caído!
A água de azeitona era descartada durante o processo de fabricação do azeite, mas estudos descobriram um surpreendente poder para atletas.
Estudo revela que líquido que era descartado durante a produção do azeite pode trazer benefícios para a saúde. É isso mesmo!
Um subproduto, que normalmente é descartado durante a produção de azeite, agora passa a ser tema de um estudo desenvolvido por pesquisadores da Anglia Ruskin University (ARU) e publicado na revista Nutrients.
Trata-se da água de oliva, também chamada de “água de azeitona”, disponível comercialmente como OliPhenolia. O estudo foi realizado com 20 participantes em dois grupos. Um grupo recebeu uma dose de uma água de azeitona. Enquanto isso, o grupo controle recebeu doses de placebo.
Essa nova pesquisa demonstrou os benefícios que o consumo do líquido durante a prática de exercícios pode ocasionar, além de descobrir os efeitos positivos no desempenho de corredores.
Este é o primeiro estudo a relatar especificamente os efeitos da água de azeitona na rotina de pessoas ativas e os resultados são surpreendentes: o consumo desse líquido pode aumentar os níveis de energia do corpo durante a prática de exercícios.
Durante os 16 dias em que foram observados, o grupo que consumiu OliPhenolia teve maior desempenho nos treinos de baixa intensidade, assim como ao iniciar os treinos aeróbicos.
Não houve mudanças observáveis nos níveis respiratórios durante exercícios de alta intensidade. Porém, o esforço percebido pelos praticantes foi menor, assim como a recuperação muscular posterior.
O autor principal do estudo, o professor Justin Roberts, disse que as descobertas comprovam que o consumo da água de azeitona pode beneficiar os praticantes de exercícios aeróbicos constantes, como quem treina para disputa de corridas.
Roberts informou que o mesmo grupo já planeja novas pesquisas em busca de mais informações. Novos estudos serão elaborados buscando saber se o líquido também pode ser utilizado no treinamento e recuperação de maratonistas.
É um produto razoavelmente acessível e barato que atualmente é descartado em sua grande parte ainda na indústria de produção do azeite. Esses novos estudos podem trazer à luz ainda mais benefícios de seu uso não só para a prática de exercícios.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp