Saúde
Doenças psicológicas podem dar direito a benefício do INSS
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, que assegura um salário mínimo mensal para pessoas com deficiência ou idosos que comprovem não ter meio de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
Para ter direito aos repasses mensais do BPC, é preciso atender a alguns requisitos, como ter renda familiar por pessoa menor do que um quarto do salário mínimo vigente, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter um Número de Identificação Social (NIS), além de passar por avaliação do INSS.
Mas, será que pessoas com doenças psicológicas e condições análogas podem garantir o recebimento do BPC? Em primeiro lugar, é preciso entender que nem toda doença é considerada uma deficiência para fins de concessão do benefício.
Para isso, é preciso que a doença ou condição psicológica cause uma limitação significativa na capacidade de participação social da pessoa, considerando os aspectos pessoais, ambientais e sociais.
Para comprovar a impossibilidade de garantir o próprio sustento, é preciso agendar uma perícia média e uma avaliação social no INSS, que irão analisar o grau de comprometimento funcional e socioeconômico da pessoa. É importante levar todos os documentos médicos que comprovem o diagnóstico e o tratamento da doença, como laudos e afins.
Além disso, uma boa escolha pode ser contar com o apoio de um advogado especializado em direito previdenciário, que poderá orientar sobre os direitos e deveres da pessoa, bem como recorrer em eventual caso de negativa do benefício.
O BPC é um benefício assistencial que visa garantir a dignidade e a cidadania das pessoas com deficiência. Por isso, é fundamental que as pessoas com doenças psicológicas que se enquadrem nos critérios legais busquem esse direito e não desistam diante das dificuldades. O BPC pode fazer a diferença na qualidade de vida e na inclusão social.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho12 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários