Moedas
Dólar recua contra real na esteira do exterior em meio à contagem de votos
Às 10:06, o dólar recuava 1,44%, a 5,5754 reais na venda.
O dólar caía contra o real pelo segundo dia consecutivo nesta quinta-feira, copiando o desempenho da moeda no exterior conforme os investidores monitoravam a contagem de votos das eleições nos Estados Unidos, com o democrata Joe Biden liderando a disputa.
Às 10:06, a divisa norte-americana cedia 1,44%, a 5,5754 reais na venda. O dólar chagou a tocas 5,5703 reais na venda na mínima da sessão, seu menor nível desde 23 de outubro.
Na B3, o dólar futuro caía 1,39%, a 5,5780 reais.
Nesta manhã, Biden liderava a eleição norte-americana mais contestada dos últimos tempos, enquanto votos eram apurados em Estados decisivos para o resultado do pleito.
O presidente Donald Trump, que tenta a reeleição, alegou fraude sem apresentar evidências, entrou com processos na Justiça e pediu recontagens de votos antes mesmo do resultado da disputa ter saído.
Sobre a desvalorização do dólar nos mercados internacionais, em relação moedas tanto de países ricos como de emergentes, Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora, disse que “o ambiente positivo faz com que os investidores busquem risco”.
O índice do dólar contra seis pares fortes recuava mais de 0,7%, ao passo que a moeda perdia contra peso mexicano, rand sul-africano e dólar australiano.
“Por mais que ainda exista uma quantidade extensa de votos a serem apurados, o mercado já passa a apostar no cenário mais provável: uma vitória de Biden acompanhada pela manutenção da maioria na Casa dos Representantes pelos democratas, enquanto os republicanos seguirão controlando o Senado”, opinou a equipe econômica da Guide Investimentos.
Para os analistas, caso ocorra uma eleição contestada com vitória de um presidente que não contará com maioria no Senado “cresce a avaliação de que a manutenção da maioria republicana no Senado impedirá a reversão completa dos estímulos implementados por Donald Trump no âmbito tributário,(…) além de outras mudanças mais drásticas”.
Também há entre os agentes financeiros uma visão de que as políticas de Biden colaborariam para um dólar globalmente mais fraco, principalmente com a expectativa de aprovação de um novo pacote de auxílio fiscal para ajudar a economia dos EUA, o que pode dar favorecer moedas emergentes.
Com anúncio marcado para às 16h desta quinta, a reunião de política monetária do Federal Reserve também está no radar dos investidores. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserva deve reiterar a promessa de fazer o possível para ajudar a economia a sair da recessão provocada pela pandemia.
Na quarta-feira, o dólar spot despencou 1,80%, a 5,657 reais, sua maior queda diária desde 28 de agosto, quando perdeu 2,927%.
Hoje o Banco Central ainda fará leilão de swap tradicional de até 12 mil contratos que vão vencer em abril e agosto de 2021.

-
Tecnologia24 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Mundo2 dias atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio20 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor
-
Tecnologia2 dias atrás
Quer saber se alguém acessou seu Facebook? Saiba o que fazer