Tecnologia
Dúvidas se a CNH digital substitui o documento físico? Veja como funciona
A CNH digital pode ser obtida através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível para os sistemas Android e iOS.
A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos cidadãos. Tudo está migrando para o digital, inclusive documentos importantes, que antes eram somente impressos, hoje já podem ser carregados no seu smartphone, como, por exemplo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A CNH digital pode ser obtida através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível para os sistemas Android e iOS. Para obter a CDT, é necessário realizar um processo muito simples. No Android, basta acessar a Google Play Store e instalar o aplicativo. No iOS o processo é o mesmo, sendo necessário apenas acessar a Apple Store, loja virtual da Apple. Vale lembrar que é necessário que o cidadão possua cadastro no site do governo federal, caso contrário, não conseguirá realizar o cadastro e informar seus dados no aplicativo.
Muitos ainda possuem essa dúvida, mas a CNH digital substitui sim o documento físico, fazendo com que o cidadão tenha a possibilidade de conduzir o veículo sem o documento físico, tendo apenas o documento digital em mãos.
Caso o condutor não possua em mãos o documento físico e nem o aplicativo CDT instalado no celular, o mesmo receberá uma multa leve por conduzir sem portar a Carteira Nacional de Habilitação. O valor da multa é de 88,38 reais e gera 3 pontos na CNH do motorista.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), autoridades de trânsito tem a obrigatoriedade de aceitar a CNH digital em casos de abordagens e fiscalização. Para verificar que o documento não é falso, as autoridades de trânsito fazem a leitura do QR Code, encontrado tanto na CNH digital quando na física.
O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito possibilita o acesso ao documento até mesmo sem conexão à internet, e também contém documentos como o CRLV (Comprovante do Licenciamento Anual), podendo conter não só o CRLV dos veículos que estão no nome da pessoa, já que é possível o compartilhamento deste documento entre os cidadãos. Esta é uma opção bem útil, principalmente quando os cidadãos fazem uso de um veículo compartilhado.
No aplicativo da CDT, também é possível visualizar as infrações cometidas, tanto pelo cidadão cadastrado no aplicativo, quanto pelo veículo. Existe também a aba “Educação”, onde é possível visualizar campanhas de conscientização para os condutores.
Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o aplicativo é totalmente seguro, pois é protegido por Chave de Acesso e dados criptografados. E caso o cidadão perca o celular ou seja furtado, o mesmo pode desconectar o celular pelo Portal de Serviços.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem