Economia
Economia da Alemanha apresenta queda recorde no 2º trimestre
Queda de 9,7% na economia foi motivada pela pandemia da Covid-19, visto que os gastos dos consumidores, os investimentos das empresas e as exportações entraram em colapso durante o ápice da crise.
A economia alemã apresentou uma queda um recorde no segundo trimestre de 2020, em comparação aos três meses anteriores. No total, a contração foi de 9,7% no período. O resultado negativo foi motivado pela pandemia da Covid-19. De acordo com informações da agência de estatísticas, os gastos dos consumidores, os investimentos das empresas e as exportações entraram em colapso durante o ápice da crise.
A agência ressaltou ainda que as perdas econômicas foram muito mais fortes do que durante a crise financeira, que ocorreu há mais de uma década. O resultado representa a queda mais forte desde 1970, quando a Alemanha iniciou os cálculos do PIB trimestral.
Mesmo assim, a leitura superou a estimativa anterior para o período de abril a junho. No mês passado, a agência havia publicado que o recuo previsto era de 10,1% no trimestre.
Os gastos dos consumidores encolheram 10,9% no período. Já os investimentos de capital recuaram 19,6%, enquanto as exportações caíram 20,3%, conforme dados ajustados sazonalmente.
Até mesmo o setor de construção, que normalmente é uma atividade que garante o crescimento para a economia alemã, apresentou queda de 4,2% no trimestre.
De acordo com o economista do VP Bank, Thomas Gitzel, o segundo trimestre foi um completo desastre na economia do país. “Independentemente de investimentos, consumo privado, exportações ou mesmo importações –tudo estava em queda livre”, afirmou.
O gasto estatal foi o único que obteve resultados positivos no período. O setor subiu 1,5% no trimestre devido aos programas de resgate do governo na pandemia, segundo a agência.
Já o emprego caiu 1,3% no ano para 44,7 milhões. Esse resultado indica que os esforços do governo para proteger o mercado de trabalho durante a crise do coronavírus com programas de jornada reduzida estão compensando.

-
Mundo23 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos17 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia20 horas atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
Pingback: Bolsas da Europa fecham em alta com salta da tecnologia e expectativa de estímulo - Capitalist