Conecte-se conosco

Economia

Economia do Chile flerta com crescimento após meses de contração durante a pandemia

Índice de atividade econômica Imacec do banco central teve sua melhor leitura para a economia desde fevereiro.

Publicado

em

A atividade econômica do Chile registrou queda de 1,2% em outubro na comparação com igual período de 2019, com a economia do país rondando o crescimento após meses de retração por causa da pandemia de coronavírus, disse nesta terça-feira o banco central chileno.

Os números de outubro do índice de atividade econômica Imacec do banco, que considera cerca de 90% da economia, contabilizada em dados do Produto Interno Bruto, foram os melhores para a economia desde fevereiro, quando saltou 3,3%.

Embora a atividade econômica no Chile tenha continuado sendo afetada pela pandemia, os casos de Covid-19 recuaram com o início da primavera no hemisfério sul, disse o banco central.

Um recuo na produção de bens e serviços respondeu em grande parte pela contração, explicou a autoridade monetária, mas o impacto foi aliviado pelos ganhos no comércio, após as quarentenas serem revogadas em grande parte do país.

O banco também informou que a atividade mineradora chilena cresceu 1,6% em outubro, um ponto positivo persistente durante a crise.

Grande parte das minas de cobre do Chile manteve a produção mesmo no pico da pandemia de coronavírus no país, em maio e junho, uma bote salva-vidas para uma economia dependente de exportações de metais.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS