Economia
Empresa vende mais barato produtos que seriam descartados por estarem “imperfeitos”
Segundo informações do WFP, todos os dias, 41 mil toneladas de alimentos são descartadas. Conheça a iniciativa de Roberto Matsuda para evitar disperdícios.
Vivemos tempos difíceis no Brasil, pois cada dia mais a população vem enfrentando a insegurança alimentar. Hoje os números são assustadores e mostram mais de 33 milhões de pessoas que diariamente não tem o que comer.
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Diante deste dado, um mais alarmante ainda que chega partir o coração. Todos os dias, 41 mil toneladas de alimentos são descartadas, alimentos estes em perfeitas condições, que poderiam ser aproveitados de alguma forma. As informações são do programa WFP (Programa Mundial de Alimentos), e da ONU (Organização das Nações Unidas).
Segundo os mesmos dados, quase metade das frutas e hortaliças que nascem no país, são perdidos, e 30% dos alimentos disponíveis no mundo, são desperdiçados. Isso, além de acentuar a desigualdade social, também é responsável pela produção de 8% dos gases que causam o efeito estufa.
Frente a estes dados tristes, algumas empresas tem nascido com o objetivo de combater todo este desperdício, além de promover o trabalho de produtores locais. Tudo isso atrelado a um preço mais baixo, para que os consumidores também possam se beneficiar.
Os dados mostram que, a maior parte destes alimentos desperdiçados, são frutas e legumes que apresentam algumas imperfeições, mas que ainda assim estão ótimos para o consumo.
Foi pensando nestes dados, que a Fruta Imperfeita foi criada. Esta é uma iniciativa de Roberto Matsuda, que surgiu em 2015 para evitar o desperdício e ainda ajudar a sociedade que precisa economizar nas despesas.
A iniciativa consiste em uma assinatura, onde os clientes recebem em casa, uma cesta de frutas e legumes que estão com algum tipo de imperfeição. Este tipo de alimento é dispensado pelas redes de varejo, por fugirem de um padrão e formato exigido por elas.
Agora, estes alimentos que seriam descartados são reaproveitados por Roberto, que começou cheio de incertezas, e com apenas 10 cestas semanais. Por ser uma ideia inovadora, a empresa recebeu atenção da mídia, aumentando em poucos meses sua demanda, até chegar a 3 mil cestas semanais.
Mesmo assim, Roberto diz que decidiu crescer aos poucos, sem o auxílio de investidores, para manter a essência do negócio. Hoje, ele conta com a parceria de 40 produtores rurais e 3 cooperativas, para atender a demanda de 3 mil clientes.
Segundo Roberto, a sustentabilidade vem ganhando espaço na vida dos brasileiros, mas ainda é uma parcela muito pequena que se preocupa de verdade com este assunto.
E embora a cesta da Fruta Imperfeita esteja em um valor mais em conta, ainda assim a diferença não é gritante, e Roberto explica o porquê: “Nosso diferencial nem é tanto o preço, mas sim o impacto que o consumidor tá fazendo na vida dessas pessoas e no meio ambiente. Mas nossa cesta ainda é mais barata, porque ela é uma seleção de produtos que são de épocas locais. A gente respeita a natureza e seu tempo”.
Ele diz que a preocupação com o ecossistema também consiste em pagar o preço justo aos produtores rurais.
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