Tecnologia
Engajamento em queda: Algoritmo do Facebook sabotando seu site?
O Facebook está entre as principais redes sociais do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Para muitos donos de sites e páginas na plataforma, a rede social é uma fonte importante de tráfego e engajamento, o que pode gerar receita e visibilidade.
No entanto, nos últimos anos, o algoritmo da rede social da Meta vem sendo alvo de críticas por parte dos criadores de conteúdo, sendo que muitos reclamam de quedas bruscas nos acessos de suas páginas, principalmente aquelas de notícias e mídia, como informa a Echobox, uma empresa gerenciadora de mídias sociais.
O que é o algoritmo do Facebook?
O algoritmo é um conjunto de regras que determina o que aparece no feed de notícias dos usuários. Esse conjunto considera vários fatores, como o tipo de conteúdo, a relevância, o tempo de publicação, a interação, entre vários outros. O objetivo do algoritmo é mostrar o que mais interessa aos usuários e, assim, mantê-los na plataforma.
Como o algoritmo do Facebook está afetando donos de sites
Esse impacto pode ocorrer de diversas maneiras. Uma delas é a redução do alcance orgânico das publicações, ou seja, a quantidade de pessoas que observam as postagens sem que haja investimento em anúncios. O Facebook vem diminuindo o alcance orgânico há alguns anos, priorizando o conteúdo de amigos em detrimento das páginas.
Outra forma de afetar donos de sites e páginas é por meio da mudança frequente das regras do algoritmo, dificultando a adaptação dos donos de sites. O Facebook costuma alterar o código sem aviso, e nem sempre informa claramente os critérios usados para ranquear as postagens.
Como lidar com essas dificuldades
Diante dos desafios impostos pelo algoritmo do Facebook, os donos de sites precisam buscar algumas alternativas e técnicas para manter sua audiência e, consequentemente, sua receita. Algumas dessas dicas são:
- Diversificar as fontes de tráfego: ou seja, não depender somente do Facebook para atrair visitantes para o site;
- Estimular a interação: incentivar os usuários a engajarem nas publicações feitas na plataforma, por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos;
- Aumentar a qualidade do conteúdo: apostar em conteúdos originais, úteis, interessantes e informativos, que gerem valor e confiança;
- Investir em anúncios: é possível usar os recursos do próprio Facebook para alcançar um público maior e mais segmentado.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%