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Engajamento em queda: Algoritmo do Facebook sabotando seu site?

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O Facebook está entre as principais redes sociais do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Para muitos donos de sites e páginas na plataforma, a rede social é uma fonte importante de tráfego e engajamento, o que pode gerar receita e visibilidade.

No entanto, nos últimos anos, o algoritmo da rede social da Meta vem sendo alvo de críticas por parte dos criadores de conteúdo, sendo que muitos reclamam de quedas bruscas nos acessos de suas páginas, principalmente aquelas de notícias e mídia, como informa a Echobox, uma empresa gerenciadora de mídias sociais.

O que é o algoritmo do Facebook?

O algoritmo é um conjunto de regras que determina o que aparece no feed  de notícias dos usuários. Esse conjunto considera vários fatores, como o tipo de conteúdo, a relevância, o tempo de publicação, a interação, entre vários outros. O objetivo do algoritmo é mostrar o que mais interessa aos usuários e, assim, mantê-los na plataforma.

Como o algoritmo do Facebook está afetando donos de sites

Esse impacto pode ocorrer de diversas maneiras. Uma delas é a redução do alcance orgânico das publicações, ou seja, a quantidade de pessoas que observam as postagens sem que haja investimento em anúncios. O Facebook vem diminuindo o alcance orgânico há alguns anos, priorizando o conteúdo de amigos em detrimento das páginas.

Outra forma de afetar donos de sites e páginas é por meio da mudança frequente das regras do algoritmo, dificultando a adaptação dos donos de sites. O Facebook costuma alterar o código sem aviso, e nem sempre informa claramente os critérios usados para ranquear as postagens.

Como lidar com essas dificuldades

Diante dos desafios impostos pelo algoritmo do Facebook, os donos de sites precisam buscar algumas alternativas e técnicas para manter sua audiência e, consequentemente, sua receita. Algumas dessas dicas são:

  • Diversificar as fontes de tráfego: ou seja, não depender somente do Facebook para atrair visitantes para o site;
  • Estimular a interação: incentivar os usuários a engajarem nas publicações feitas na plataforma, por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • Aumentar a qualidade do conteúdo: apostar em conteúdos originais, úteis, interessantes e informativos, que gerem valor e confiança;
  • Investir em anúncios: é possível usar os recursos do próprio Facebook para alcançar um público maior e mais segmentado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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