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Reels, feed e stories sem segredo! CEO do Instagram revela como funciona o algoritmo da rede social

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O Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil. Entre os milhares de usuários, com certeza muitos já se perguntaram ou tentaram entender como funciona o algoritmo que determina o alcance e a ordem das postagens na plataforma. Esse, sem dúvida, é um dos grandes mistérios do aplicativo.

O CEO da empresa, o executivo Adam Mosseri, resolveu dar uma ajuda e esclarecer algumas coisas sobre esse assunto. Em artigo publicado no blog do Instagram, no final de maio, ele revelou alguns detalhes que nunca tinham sido divulgados, até então.

“Queremos falar mais sobre como funciona a classificação no Instagram para ajudar as pessoas a maximizar a sua experiência e os criadores de conteúdo a entenderem como o conteúdo deles pode ser exibido”, expôs ele, no início da publicação.  

Critérios

Explicar como funciona o algoritmo do Instagram exige uma resposta detalhada. Não se trata de algo simples e direto. Mosseri afirma, por exemplo, que não existe um algoritmo, apenas, mas vários. A rede utiliza diversos classificadores e processos, conforme os diferentes propósitos e funções da plataforma (Reels, Stories, Feed e Explorar).

No texto, ele explicou também como funciona o “shadowban”, punição que é aplicada a alguns usuários, após constatação da violação de regras da rede social. Com ela, o alcance dos conteúdos fica limitado e até ocultado para os demais usuários, por um tempo determinado.

Mosseri alega que o recurso não é aplicado de propósito e, tampouco, é uma estratégia para forçar a compra de anúncios. Quando ele é utilizado, o usuário pode descobrir o motivo ao acessar a aba “Status da Conta”. Os elementos negativos que impactam no alcance das postagens, geralmente, são detalhados neste espaço.

Definição da ordem dos stories

Na continuidade do texto, o CEO falou sobre como funcionam os algoritmos em cada uma das funções da rede social. No caso dos stories, ele explicou que a proximidade e o grau de parentesco são alguns dos critérios que determinam a ordem do que aparece primeiro para os usuários, mas não é só isso. Existem outros elementos.  

Você, certamente, já deve ter se perguntado o motivo de determinados perfis aparecerem primeiro. Eis alguns dos aspectos que o Instagram leva em consideração para estabelecer isso:

– Histórico de visualização: a plataforma verifica a frequência com que você visualiza os stories de uma conta;

– Histórico de engajamento: Ela observa também a frequência com que você interage com os stories deste perfil.

– Por fim, a proximidade: amigos e familiares tendem a aparecer primeiro, seguidos por colegas de trabalho ou pelos seus influenciadores favoritos.

E o feed? Como funciona?

O feed, página inicial do Instagram, é onde aparecem as fotos, vídeos e carrosséis publicados pelos usuários que você segue. Entre um post e outro, surgem propagandas e, até mesmo, publicações de perfis que a pessoa não segue, mas que são recomendados pelo algoritmo.

Desvendar essa atividade frenética do algoritmo sempre foi uma curiosidade, afinal, com o passar do tempo, muitas publicações deixaram de surgir no feed ou tiveram o alcance reduzido. Veja o que é determinante para estabelecer a sequência de posts, nesse caso:

– Atividade: publicações que você curtiu, compartilhou, salvo(u) ou comentou ajudam o algoritmo a entender quais podem ser de seu interesse;

– Engajamento: a popularidade de uma publicação, medida por likes, comentários e compartilhamentos, também influencia nesse processo, além da presença de informações concretas sobre o conteúdo, como quando foi publicado e a localização.

– Dados sobre a pessoa que publicou: As informações sobre o responsável pelo post ajudam o algoritmo a ter uma noção do nível de interesse dos usuários pelo conteúdo publicado;

– Histórico de interação: A maneira e a frequência com que você interage com determinado usuário ajudam o Instagram a compreender o seu nível geral de interesse por ele.

Como é feita a classificação do “Explorar”?

A aba “Explorar” do Instagram é orientada, quase que completamente, pelo algoritmo de recomendação. A partir de todos os dados de interação, curtidas e buscas, a plataforma consegue sugerir conteúdos e contas não seguidas, ainda, que podem atrair a sua atenção.

Os aspectos mais importantes que ajudam a estabelecer o ranqueamento do que aparece e como aparece no “Explorar” são:

– Popularidade da publicação: Posts que viralizam têm mais chance de aparecer, e aí são levados em consideração os comentários, curtidas, compartilhamentos e salvamentos, além da análise da velocidade de engajamento.

– Atividade: Quando você interage com algo que viu no “Explorar”, é um sinal que você dá para o algoritmo de que aquele tipo de conteúdo é do seu interesse. Logo, aumentam-se as chances de que ele volte a sugerir algo similar.

– Histórico de interação: Ao interagir com criadores de conteúdo, ainda desconhecidos, você também avisa para o algoritmo que tem interesse no que eles fazem. É provável que mais postagens voltem a surgir.

– Quantidade de interações: Se você viu ou curtiu algo sobre um tema específico, o “Explorar” deve mostrar outros posts sobre o mesmo assunto que viralizaram.

O que é decisivo no caso dos Reels?

A novidade mais recente do Instagram e que é tida como a queridinha do momento, a aba Reels também é diretamente afetada pelo algoritmo da plataforma.

A seção, cujo formato é composto por vídeos curtos, assim como no TikTok, conta com publicações variadas de curiosidades, tutoriais, receitas, humor, danças e entretenimento.

Veja abaixo os elementos mais determinantes, do ponto de vista do algoritmo, e que estabelecem o que, geralmente, aparece para você:

– Sua atividade: curtidas, salvamentos, “recompartilhamentos” ou comentários;

– Histórico de interação: Os vídeos criados por pessoas com as quais você já interagiu de alguma forma, mesmo que não seja um seguidor, também tendem a aparecer. O mesmo ocorre em relação a assuntos que ganharam o seu engajamento.

– Informações sobre o reel: conteúdo (tema ou assunto), faixa de áudio, elementos visuais e a popularidade também são fatores balizadores.

– Quem publicou: o Instagram analisa, ainda, o número de seguidores ou o nível de engajamento do perfil para destacar determinados conteúdos; ou seja, perfis mais famosos têm mais chances de aparecer.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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