Conecte-se conosco

Economia

Entenda como as novas regras afetam o orçamento de aposentados e pensionistas do INSS

Alterações recentes do governo no cálculo da aposentadoria, prova de vida e crédito consignado podem mexer com as finanças dos segurados.

Publicado

em

Medidas Provisórias aprovadas pelo governo federal modificaram algumas regras para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), especialmente durante a pandemia de Covid-19. Agora, algumas delas estão sendo revogadas, o que pode impactar bastante a vida desses segurados.

Leia mais: Login Caixa Tem bloqueado: Entenda o motivo e solucione o problema

Além disso, a reforma da Previdência que está em vigor desde 2019 ainda terá reflexos sobre a aposentadoria no próximo ano, especialmente para as mulheres. Confira mais detalhes sobre todas essas mudanças.

Prova de vida

A obrigatoriedade de realizar a prova de vida foi suspensa até o fim deste ano. Isso significa que nenhum segurado do INSS terá seu benefício bloqueado por não ter feito o procedimento até dezembro.

A partir do próximo ano, ela ganha um novo calendário e volta a ser obrigatória. De janeiro de 2022 em diante, os beneficiários terão que fazer a prova de vida no mês de seu aniversário. A comprovação poderá ser feita em uma agência bancária, caixa eletrônico, internet banking ou por biometria (disponível para alguns segurados).

Crédito consignado

No ano passado, o limite do crédito consignado foi ampliado de 35% para 40%, o que elevou o valor que os beneficiários do INSS podem comprometer com a contratação de empréstimos e cartão consignados.

Contudo, a medida será revogada no dia 1º de janeiro de 2022, e o limite voltará a ser de 30% para empréstimos e 5% para cartão. O período de carência de quatro meses para novas contratações também será extinto.

Outra novidade relacionada ao crédito consignado do INSS é a permissão para bloqueio e desbloqueio. Novas contratações só serão possíveis quando o segurado autorizar a operação por meio do site ou aplicativo Meu INSS, mediante envio de documento oficial com foto.

Reajuste no valor dos benefícios

Para o próximo ano, também é esperado um reajuste no valor dos salários pagos pelo INSS. Como estão atrelados ao salário mínimo, esses pagamentos devem ser impactados pela correção anual do piso nacional.

No momento, é esperado um reajuste de 9,1%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Esse indexador mede a inflação acumulada, mas ainda pode sofrer mudanças até janeiro. Além do piso, o teto também será afetado pela mudança.

Aposentadoria para mulheres

Embora tenha sido aprovada em 2019, a reforma da Previdência continuará tendo novos desdobramentos em 2022. O principal deles será sentido pelas mulheres, que só poderão se aposentar com 61 anos e seis meses de idade no próximo ano.

Essa regra vale até 2023, quando a idade mínima para aposentadoria passa a ser oficialmente de 62 anos para as trabalhadoras. Além disso, pela regra dos pontos, as mulheres agora precisam atingir 89 pontos para dar entrada no benefício.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS