Economia
Entenda quem pode receber auxílio-doença e o processo de solicitação no INSS
Benefício é de vital importância para trabalhadores que precisam se afastar de suas atividades.
Segundo dados oficiais da Previdência, casos de hérnia de disco foram o principal motivo para afastamentos através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no ano de 2023. Logo, um número superior a 51 mil brasileiros foram beneficiados pelo chamado Auxílio-Doença devido a este tipo de patologia.
Este recurso também é denominado como Benefício por Incapacidade Temporária e é concedido para quem consiga comprovar, via perícia médica, estar incapacitado para executar seu trabalho de maneira temporária. No exame, o médico avalia se o paciente receberá um benefício temporário ou permanente (Aposentadoria por Invalidez).
Seguidamente, para dar entrada no pedido é bastante fácil e o procedimento é realizado pela internet, não necessitando de deslocamento presencial até uma agência da autarquia responsável. Lembrando que, a análise do estado do requerente também pode ser feita por telemedicina.
Como solicitar o Auxílio-Doença sem precisar sair de casa
Antes de mais nada, é de suma importância salientar que qualquer brasileiro que se encontra doente e incapaz de trabalhar por um período superior a 15 dias, devido a alguma enfermidade ou acidente, pode requerer esse tipo de benefício.
Como foi dito antes, a concessão do Auxílio-Doença é efetuada após uma perícia médica ou por análise de documentação comprobatória da necessidade de afastamento. Entretanto, mesmo com tal aprovação, o recebimento só ocorre se a pessoa estiver com as contribuições ao INSS em dia.
Dessa maneira, geralmente o período concedido é de até 12 meses, sendo que ele pode ser prorrogado a depender da situação em que o beneficiário se encontre. Se o segurado se mostrar incapaz de retornar às suas atividades laborais normais, ele então pode ser encaminhado para se aposentar por invalidez. Veja como dar entrada no pedido:
1. Acesse o app ou site Meu INSS;
2. Informe seu CPF e, depois, a senha do Portal Gov.br;
3. Selecione, “Pedir Benefício por Incapacidade“;
4. Se a perícia já estiver agendada, as datas serão mostradas na próxima página;
5. Clique em “Novo requerimento”, tanto para aqueles que estão realizando um novo pedido quanto para os que já têm perícia agendada;
6. Vá em “Benefício por Incapacidade (Auxílio-Doença)” e, depois, em “Ciente“;
7. Leia as informações e toque em “Avançar“;
8. Na página seguinte, digite seus dados pessoais, como CPF, número de telefone, endereço e e-mail;
9. Selecione a opção “Sim” para acompanhar o número do processo por aplicativo, e-mail ou Central Telefônica 135;
10. Indique se é autônomo ou trabalhador de empresa privada;
11. Role a página para baixo e clique no sinal de +;
12. Inclua dua documentação, como o atestado e os laudos médicos, além dos itens pessoais;
13. A cada inclusão, clique em “Anexar” e, depois, em “Avançar“;
14. Em seguida, indique o CEP da residência, para poder escolher a agência do INSS mais próxima de sua casa;
15. Confira os dados que aparecem na tela, clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e vá em “Avançar“;
16. E seu pedido foi efetuado com sucesso!

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