Conecte-se conosco

Economia

Estas mudanças no Imposto de Renda podem beneficiar a população em 2023

Algumas propostas que buscam mudanças no Imposto de Renda estão em tramitação pelo parlamento, Veja quais são elas.

Publicado

em

Desde 2015, a tabela de Imposto de Renda (IR) não recebe reajuste, porém, isso pode estar prestes a acontecer. Alguns projetos aguardam o processo no legislativo, podendo ser votados ainda por esta legislatura e sofrer mudanças já no próximo ano.

Se aprovadas agora, as mudanças podem começar a valer a partir de 2023, por isso, há alguma pressa para que essa tramitação aconteça. Veja quais são as propostas que estão circulando em busca de aprovação.

Quais são as proposta que estão no processo de aprovação?

A proposta que prevê um aumento do limite para dedução em doações já foi aprovada pelo Senado Federal, assim, segue para votação na Câmara dos Deputados. Ela quer subir de 3% para 6% o limite de dedução das doações que são feitas para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Outra proposta prevê isenção do IR para novos grupos, como agentes da segurança pública, integrantes operacionais do Sistema Único de Segurança Pública, policiais legislativos federais e estaduais, além de agentes socioeducativos.

Essa proposta já foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e, após a aprovação das outras comissões especiais, deve seguir ao Senado Federal para análise e votação.

A mudança na tabela do IR também está em votação. Com a aprovação dessa proposta, pode haver uma mudança no valor de isenção, que hoje vai até R$ 1.903,98.

O objetivo é ampliar este valor de isenção, para que não haja diminuição no poder de compra das pessoas que recebem salários mais baixos. Há mais de um texto sendo analisado pelo parlamento atualmente.

Um desses textos é do senador Veneziano Vital do Rêgo, que propõe uma atualização progressiva da tabela, outro é um projeto de lei do senador Lasier Martins, que prevê deduções aplicada com base no cálculo do imposto.

Ainda há outra proposta do senador Jorge Kajuru, que prevê uma modificação na base do cálculo e as alíquotas com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Ainda há o Projeto de Lei proposto pelo senador Rogério Carvalho, que prevê a alteração das alíquotas e nas faixas de tributação da tabela com correção monetária anual. Por fim, há a proposta do senador Fabiano Contarato, que prevê alterar as faixas de tributação da tabela.

Se algum desses textos forem aprovados ainda este ano, algumas mudanças importantes devem acontecer para quem precisa declarar o imposto. Em breve, devem ser divulgadas mais atualizações sobre o caminho que cada uma destas propostas está tomando no parlamento.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS