Tecnologia
Estes aplicativos podem estar prejudicando VOCÊ e seu celular; CUIDADO!
McAfee descobriu alguns aplicativos da Play Store com potencial para danificar o seu celular. Saiba quais são para excluí-los do aparelho.
É inegável que a internet trouxe muitas oportunidades. Inclusive, a de estabelecer uma comunicação com pessoas que estão muito distantes. Podemos citar também o acesso a músicas, filmes, livros, séries e muitas outras coisas.
Atualmente é comum que, para conseguir ter acesso a tudo isso, as pessoas precisem baixar aplicativos. É o caso da grande maioria das redes sociais mais famosas, já que não apenas o Instagram como também o Twitter e o WhatsApp exigem isso.
Aplicativos usados para prejudicar o usuário
Ainda que a modernidade tenha facilitado o acesso a tantas ferramentas, é necessário tomar cuidado, pois algumas problemáticas estão as acompanhando. É nessas brechas que atuam os denominados cibercriminosos. Esses indivíduos aplicam golpes na internet por meio dos aplicativos mais populares, crimes que podem ser realizados por meio de roubos de informações como senhas, cartões de crédito cadastrados, entre outros.
Antes de mais nada, ressaltamos que há medidas mais usuais e eficientes para se precaver de ser uma vítima dessas fraudes. Uma delas é instalar os aplicativos das lojas oficiais do seu celular, como a Play Store ou a App Store. Essas lojas têm fortes mecanismos de proteção, logo, são baixíssimas as chances de haver apps comprometidos nos seus catálogos. Contudo, todo cuidado é pouco, então é interessante analisar os feedbacks das pessoas ao baixá-los.
Outra dica é buscar evitar aplicativos APKs, visto que os mesmos não fazem parte das lojas oficiais e muito provavelmente devem ter códigos crackeados. Também é útil confirmar quem é o desenvolvedor de cada um deles, buscando escapar de downloads de fontes desconhecidas. Evite sempre baixar aplicativos que exijam muitas permissões das funções do seu celular e que peçam muitos dados, como as informações do cartão de crédito, por exemplo.
Há aplicativos que podem danificar o seu celular?
A companhia McAfee, uma das empresas de segurança virtual mais populares do país, investigou alguns aplicativos do catálogo da Play Store. Segundo o levantamento da empresa, havia 16 ferramentas contaminadas com um malware (software feito intencionalmente para causar danos a um dispositivo) denominado Clicker.
Aproximadamente 20 milhões de pessoas podem ter tido os seus celulares afetados depois de baixar esses aplicativos. A Google, responsável pelo sistema operacional do Android, após ter ciência da contaminação dos seus aplicativos, excluiu automaticamente da sua loja oficial para não mais prejudicar os usuários.
Logo não há mais perigo de você baixar esses aplicativos por engano. Algumas das funcionalidades que eram ofertadas eram de melhoria da câmera, planner para tarefas e algumas outras, entretanto, os seus maiores problemas eram as publicidades, já que, uma vez que o usuário clicasse sem querer em alguma delas, ele poderia correr o risco de ter as suas informações vazadas.
Alguns dos aplicativos identificados com o malware Clicker
- K-Dictionary
- Currency Converter
- Ez Notes
- High-Speed Camera
- BusanBus
- Instagram Profile Downloader
- Smart Task Manager
- EzDica
- JoyCode
- Quick Note
- Flashlight+ em algumas versões

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho19 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking