Mundo
EUA ampliam lista negra de empresas chinesas
Protecionista sobre novas tecnologias.
Os Estados Unidos adicionaram dezenas de empresas de tecnologia chinesas à sua lista negra de exportação na terça-feira, marcando o primeiro movimento desse tipo sob o governo Donald Trump. A informação é da CNBC com agências internacionais.
De acordo com o conglomerado de mídia, a medida intensifica as restrições à inteligência artificial e às capacidades de computação avançada da China, em meio à disputa tecnológica entre as duas potências.
O Bureau de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA incluiu 80 organizações na chamada “lista de entidades”, sendo mais de 50 delas chinesas. A inclusão impede empresas americanas de fornecerem produtos ou tecnologia para essas companhias sem autorização governamental. Segundo o governo dos EUA, as sanções foram aplicadas a entidades que atuam de forma contrária à segurança nacional e à política externa do país.
EUA X China
Entre os principais alvos estão empresas envolvidas no desenvolvimento de inteligência artificial avançada, supercomputadores e chips de alto desempenho para aplicações militares. O Departamento de Comércio também justificou as sanções a duas empresas que teriam fornecido tecnologia para entidades já sancionadas, como a Huawei e sua fabricante de chips HiSilicon.
Além disso, 27 companhias foram punidas por supostamente adquirirem itens de origem norte-americana para modernizar o setor militar chinês, enquanto outras sete foram sancionadas por impulsionarem avanços tecnológicos em computação quântica. A lista inclui ainda seis subsidiárias da empresa chinesa de computação em nuvem Inspur Group, que já havia sido alvo de restrições durante o governo de Joe Biden em 2023.
O Ministério das Relações Exteriores da China reagiu duramente à decisão, afirmando que “condena veementemente” as novas sanções e acusando Washington de ampliar de forma indevida o conceito de segurança nacional. O governo chinês também pediu que os EUA revertessem as restrições, segundo informações da agência Reuters.
(Com Agências Internacionais).

-
Mundo14 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças1 dia atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Finanças2 dias atrás
Qual é a celebridade feminina mais rica dos EUA? Veja o top 10
-
Bancos16 horas atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Economia2 dias atrás
Quanto custaria o Motorola V3 nos dias de hoje?
-
Investimentos7 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas1 dia atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções