Conecte-se conosco

Tecnologia

Facebook e Instagram bloqueiam o acesso às notícias no Canadá

Publicado

em

Nos dias de hoje, é muito comum que diversas pessoas se atualizem das notícias locais, de sua cidade, país e também do mundo todo, simplesmente ao navegar pelas redes sociais, como as de propriedade da Meta, que estão entre as mais populares, como o Instagram e o Facebook.

É claro que nem sempre essas notícias são verdadeiras, sendo que, recentemente, vimos diversas polêmicas envolvendo o compartilhamento de fake news, principalmente quando o assunto é política, o que acaba sendo extremamente prejudicial para as pessoas que não procuram a origem e veracidade dos “fatos” mencionados.

No entanto, mesmo assim, é relativamente possível se manter atualizado das novidades pelas redes sociais, principalmente em um aspecto menor, como as notícias sobre o município e região onde se vive. Agora, no entanto, no Canadá, isso começa a ser proibido.

Canadá proíbe notícias no Facebook e Instagram

Nesta terça-feira (1), a Meta começou a proibir o acesso dos canadenses a notícias divulgadas através do Instagram e Facebook. Essa iniciativa, no entanto, não partiu da empresa de tecnologia, mas foi uma resposta a uma nova legislação do país.

Trata-se da lei de notícias digitais, que exige das big techs um pagamento para usar e divulgar esse tipo de conteúdo. Assim, algumas das maiores empresas do cenário cogitam seguir o exemplo da Meta, como divulgou o próprio Google.

Esse movimento de monetização das notícias vem gerando um debate mundial há algum tempo, já que mais governos visam implementar uma lei parecida com a que foi concretizada no Canadá, cobrando as empresas de tecnologia pelo uso desse tipo de conteúdo.

Na opinião da Meta, a lei canadense é falha e baseada na ideia incorreta de que a Meta se beneficia injustamente do conteúdo de notícias compartilhado em nossas plataformas, quando o correto é o contrário.

O texto legal faz exigências para que as gigantes digitais fechem acordos monetários com os sites de notícias e a mídia locais, o que permitiria o compartilhamento das informações nas plataformas. Mesmo assim, a Meta deve seguir implementando os bloqueios, inclusive de notícias publicadas em sites estrangeiros.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS