Conecte-se conosco

Economia

Fed deve apresentar planos para reajustar sua abordagem de política monetária na quinta-feira

Jerome Powell deve falar durante conferência anual do Fed sobre os novos planos EUA para reajustar sua abordagem de política monetária.

Publicado

em

Jerome Powell, chair do Federal Reserve, irá abrir nesta semana uma conferência anual com banqueiros centrais do Fed enquanto a incerteza e a ameaça que o novo coronavírus representa para o crescimento econômico aumentam cada mais.

Powell preveniu diretores de bancos centrais norte-americanos há um ano sobre os riscos significativos representados pela incerteza da política comercial e pela falta de referência para a política monetária diante desses assuntos. Agora, todas as dúvidas estão no ar.

Pouco se sabe sobre a rapidez com que o vírus se espalhará, quantas pessoas mais serão atingidas ou morrerão com a doença, se os parlamentares dos EUA apresentarão um novo pacote de resgate econômico e, caso apresentar, qual tamanho terá. Além disso, a eleição presidencial marcada para 3 de novembro se aproxima cada vez mais, com Donald Trump já levantando dúvidas sobre o processo e seu resultado.

É nesse cenário que Powell deve abrir a conferência anual de política econômica do Fed de Kansas City na quinta-feira com uma atualização sobre os planos do banco central dos EUA para reajustar sua abordagem de política monetária a um mundo em que a inflação persistentemente baixa e as baixas taxas de juros amortecem os efeitos das medidas de estímulo do Fed para combater a recessão.

É bem capaz que esse aumento da incerteza perspectivas econômicas aumentem a pressão sobre o Fed para que fortaleça seu arsenal de política econômica, já que a indefinição prejudica os gastos das famílias, o investimento empresarial e a produção industrial, segundo os economistas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS