Conecte-se conosco

Economia

Fed não modifica política monetária em meio a incertezas com eleição nos EUA

Banco central norte-americano manteve inalterada sua política monetária de afrouxamento.

Publicado

em

O Federal Reserve (Fed) anunciou nesta quinta-feira que manteve inalterada sua política monetária de afrouxamento e voltou a prometer que vai fazer o que for possível nos próximos meses para estimular uma recuperação econômica nos Estados Unidos em meio à ameaça da pandemia e a incertezas sobre a eleição presidencial.

O banco central dos Estados Unidos não abordou o tema da eleição em seu comunicado de decisão de política monetária feito após reunião de dois dias, mas o chair Jerome Powell provavelmente abordará temores sobre as próximas semanas em uma entrevista coletiva marcada para às 16h30 (horário de Brasília).

“A atividade econômica e o emprego continuaram a se recuperar, mas permanecem bem abaixo de seus níveis no início do ano”, disse o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do banco central em uma decisão unânime que manteve a taxa de juros próxima de zero.

“A pandemia da Covid-19 está causando enormes dificuldades humanas e econômicas nos Estados Unidos e em todo o mundo”, acrescentou.

O Fed reiterou sua promessa de usar seu “amplo conjunto de ferramentas” para ajudar a economia e prometeu não considerar a elevação das taxas de juros até que o emprego máximo fosse recuperado e a inflação estivesse acima de sua meta de 2%, em um comunicado semelhante ao divulgado na reunião de setembro.

Por enquanto, o banco central dos EUA continuará comprando “ao menos” 120 bilhões de dólares por mês em títulos do governo, e usará suas outras ferramentas e programas à medida que for necessário de acordo com a evolução da economia, disse o texto.

Na sexta-feira, o Departamento do Trabalho divulgará o relatório de emprego nos EUA para outubro, que possibilitará uma leitura mais atualizada sobre a rapidez com que a economia está recuperando os postos de milhões de desempregados pela pandemia.

Para além disso, o Fed vai estar agora esperando para saber se o presidente republicano Donald Trump continua no cargo ou se o democrata Joe Biden assumirá o posto, e o que cada possibilidade pode significar no quesito gastos extras do governo para ajudar os desempregados.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS