Conecte-se conosco

Saúde

Feijão na dieta? Sim! Saiba como ele ajuda a perder peso

Descobertas recentes apontam os grandes benefícios do feijão para quem deseja emagrecer.

Publicado

em

O feijão, juntamente com o arroz, é um componente basilar na alimentação do brasileiro. Segundo um estudo realizado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), retirar esse item da dieta pode trazer prejuízos para quem está tentando perder peso.

De acordo com os dados obtidos através do trabalho acadêmico, pessoas que não ingerem o grão possuem até 10% de chances a mais de estar desenvolvendo algum tipo de excesso de peso e 20% de chances a mais de ter obesidade.

Seguidamente, foi constatado que o consumo desse insumo alimentício em 5 ou mais dias durante a semana pode auxiliar a evitar os problemas citados acima em 15% (obesidade) e 14% (excesso de peso). Logo, se você estava considerando abandonar de vez o feijão do seu prato, é bom começar a repensar.

Como se deu a descoberta?

Os cientistas utilizaram o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas para conseguir chegar aos resultados apresentados no referido estudo. Conforme foi divulgado, a investigação fez o acompanhamento de 500 mil pessoas adultas entre 2009 e 2019, ou seja, uma década.

Assim, para que eles pudessem compreender melhor os efeitos do feijão no corpo humano, houve uma fragmentação da frequência de ingestão semanal do item em até 4 indicadores distintos: zero consumo, baixo consumo, consumo moderado e finalmente consumo regular.

Em seguida, depois de 10 anos de observações clínicas, os experts finalmente puderam identificar que o grupo que se alimentou do produto de 5 a 7 vezes semanais foi o que apresentou os melhores indicativos. O trabalho foi conduzido pela pesquisadora Fernanda Serra Granado, visando conhecer melhor a alimentação do brasileiro.

Por fim, de acordo com a acadêmica, o feijão atua como um marcador de qualidade nutricional da dieta, sendo um elemento imprescindível para a chamada segurança alimentar, que nada mais é que a garantia de todas as dimensões que inibem a ocorrência da fome. De acordo com Fernanda:

“É garantia do cidadão brasileiro, pela Constituição, o direito a uma alimentação de qualidade. No entanto, sabe-se que nem todos possuem alternativas para manter uma dieta equilibrada e, nesta questão, o feijão possui inestimável valor social para os brasileiros.”

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS