Curiosidades
Felicidade comprada? Harvard revela a verdadeira ligação com o dinheiro!
Essa é uma dúvida bem cruel, que assola o mundo inteiro. Será que dinheiro traz felicidade? Harvard lançou uma pesquisa para responder:
Você já ouviu aquela frase que diz que dinheiro não traz felicidade? É uma verdadeira incógnita na vida de muita gente, não é mesmo? A pergunta gira demais em torno do ser humano, que tenta encontrar uma resposta para isso, seja para provar que o ditado é verdadeiro, ou não.
Entretanto, a resposta para essa pergunta é mais complexa do que parece. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, com impressionantes 85 anos de duração e coleta de dados sobre a felicidade, finalmente, trouxe clareza a esse assunto.
Se você quer saber qual é o resultado disso, confira esse estudo curioso!
Foto: voronaman – Shutterstock/Reprodução
Afinal, dinheiro traz felicidade?
Os autores do livro ‘A Boa Vida’, de Robert Waldinger e Marc Schulz, dizem que resposta direta é que o dinheiro não compra felicidade. Além disso, esse detalhe é revelado nos resultados do “Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard”, a pesquisa mais extensa já realizada sobre felicidade.
Porém, a resposta mais abrangente é que o dinheiro desempenha, de fato, um papel significativo em nossas vidas diárias.
Até certo ponto de renda (aproximadamente, 75 mil por ano, como indicado por um estudo amplamente reconhecido), ele tem um impacto positivo em nossa satisfação, pois nos permite suprir nossas necessidades básicas e cuidar de nossa família.
Acima desse patamar de renda, entretanto, não há uma correlação entre dinheiro e felicidade. A maioria dos especialistas financeiros concorda que o ponto crucial não é considerar o dinheiro como o objetivo final, mas sim como um meio para alcançar uma vida significativa.
Desde 1938, o “Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard” tem acompanhado a jornada de pessoas, abrangendo três gerações até o momento. De acordo com Schulz, professor de psicologia, a correlação entre o dinheiro e a felicidade se dá porque isso permite que o ser humano tenha uma segurança maior.
“O dinheiro não pode comprar felicidade, mas é uma ferramenta que nos proporciona segurança, proteção e um senso de controle sobre nossas vidas“.
Ele complementa ainda que, no fim das contas, a essência da vida reside em nossas conexões com os outros. São os relacionamentos que nos mantêm verdadeiramente felizes. Logo, o dinheiro é apenas um complemento para se ter uma vida muito melhor.
Você acredita que o dinheiro traz felicidade?

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia20 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira9 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção