Tecnologia
Fim da linha: Operadoras e o término dos apps sem consumo de dados
As principais operadoras de telefonia móvel do Brasil, como Claro, Vivo e TIM, estão considerando a prática de oferecer acesso ilimitado a aplicativos populares, como WhatsApp e YouTube, sem que isso impacte a franquia de dados dos usuários.
Essa medida, revelada pelo Estadão no último sábado (8), vem em resposta ao aumento significativo do consumo de dados com a popularização da tecnologia 4G, com a expectativa de um aumento ainda maior com a implantação do 5G em todo o país.
Com a crescente demanda por dados móveis e a necessidade de investimentos contínuos na infraestrutura das redes, as operadoras estão buscando formas de otimizar seus ganhos e equilibrar os recursos disponíveis.
A oferta de acesso gratuito a determinados aplicativos, sem afetar a franquia de dados dos clientes, tem sido uma estratégia adotada.
Operadoras querem movimentar acessos
Uma das opções em consideração é reavaliar a disponibilidade do acesso gratuito aos aplicativos mais populares, como WhatsApp e YouTube.
Isso significa que os usuários poderão ter seu consumo de dados impactado ao utilizar esses aplicativos, o que pode levar a uma utilização mais consciente dos serviços e uma potencial redução no consumo total.
Essa mudança de estratégia também está relacionada à necessidade de investir na capacidade das redes para suportar o aumento da demanda. A implantação do 5G requer investimentos em infraestrutura, como a instalação de antenas e equipamentos mais avançados, além de atualizações na infraestrutura de fibra óptica.
É importante ressaltar que, caso essa medida seja integrada, os clientes terão a possibilidade de controlar melhor o uso de seus dados e, consequentemente, evitar surpresas na fatura ao final do mês. No entanto, também significa que o consumo de dados em serviços populares, como streaming de vídeo e chamadas de vídeo.
Como operadoras ainda estão em fase de estudo e avaliação dessas mudanças, e não há um dado definido para a implementação dessa medida. Portanto, os usuários ainda podem aproveitar o acesso ilimitado a certos aplicativos sem que isso impacte seu consumo de dados.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp