Economia
Fim de uma era? Moedas e cédulas sofrem redução significativa na circulação
Banco Central divulga dados mostrando que cédulas e moedas são cada vez menos usadas.
Devido ao avanço da tecnologia e a popularização dos meios de pagamento digitais, o uso de dinheiro em espécie vem sofrendo uma redução de uso significativa no Brasil.
Desde o lançamento do Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, a quantidade de cédulas e moedas em circulação tem diminuído ano após ano.
Moeda e cédulas chegaram ao fim?
De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, em 2020, havia 370,4 bilhões de reais em espécie nas mãos dos brasileiros.
Em 2021, tal montante caiu para 339 bilhões de reais, e, em 2022, para 342,3 bilhões. Em 2023, uma nova redução fez com que o total em circulação chegasse a 341,6 bilhões de reais.
Apesar da queda no uso de dinheiro em espécie, ainda há quem prefira fazer pagamentos dessa forma. Além disso, as moedinhas têm um papel importante para o troco no comércio.
Muitas pessoas guardam as moedas em potes ou porquinhos, exercendo uma forma de economia antiga para depois utilizá-las em compras.
Alguns estabelecimentos oferecem ainda compensações a quem leva moedas, pois muitas vezes precisam de troco.
Por outro lado, há comerciantes que já preferem receber o pagamento via Pix, realizando até mesmo o troco por meio de transferências instantâneas, sem a necessidade de dinheiro em espécie no caixa.
Cédulas e moedas são cada vez menos usadas – Imagem: reprodução
Quem produz notas e moedas no Brasil?
A Casa da Moeda do Brasil desempenha um papel fundamental na produção de cédulas e moedas que circulam no país.
Fundada em 1694 por Dom Pedro II, a instituição é responsável pela impressão da moeda e papel-moeda brasileiros, além de moedas comemorativas, selos postais e documentos com mecanismos de proteção contra falsificações.
Na Praça da República, no Rio de Janeiro, está o Museu da Casa da Moeda, que oferece aos visitantes uma viagem pela história do dinheiro no Brasil, com exposições de cédulas e moedas de todos os períodos.
O museu conta com equipamentos para interação do público, além de uma loja de numismática (selos).
Além da produção de cédulas e moedas, a Casa da Moeda oferece outros serviços, como a emissão de selos de controle fiscal de cigarros e bebidas.
A instituição também possui o Clube da Medalha, criado em 1977, que reúne pessoas interessadas em medalhas e promove lançamentos comemorativos de fatos históricos, culturais, religiosos e esportivos.
Com investimentos em tecnologia para a evolução da impressão de dinheiro e segurança na distribuição das cédulas, a Casa da Moeda continua desempenhando um papel importante no cenário econômico do Brasil.
Desde as primeiras moedas de ouro até o Real, o país já teve diversas unidades monetárias.
O museu possui uma galeria que mostra cada uma dessas unidades, desde o Real Português até o Real em vigor.
Confira a galeria intitulada “Todas as moedas do Brasil: Do Real Português ao Real atual” no site da Casa da Moeda.
Com o progresso contínuo dos meios de pagamento digitais e a diminuição do uso de dinheiro em espécie, a Casa da Moeda com seu papel essencial na produção de cédulas e moedas, garantindo a segurança e a autenticidade dos meios de circulação financeira no país.

-
Tecnologia19 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Impressione os recrutadores! Veja as principais perguntas de entrevistas e como respondê-las
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho21 horas atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking