Conecte-se conosco

Tecnologia

Fique por dentro! Google vai utilizar seus dados públicos para treinar inteligência artificial

Publicado

em

Uma mudança recente na política de privacidade do Google chamou a atenção dos usuários. Conforme o texto, a companhia vai poder coletar dados públicos disponíveis na internet para treinar modelos de inteligência artificial, como o Bard.  

A nova regra entrou em vigor no último dia 1º de julho. Esta é a primeira vez que o texto menciona a IA entre as informações sobre fontes de acesso público. Mas o que isso quer dizer, de fato?  

Na prática, qualquer informação que você disponibilizar, publicamente, em diferentes plataformas digitais poderá ser usada para treinar sistemas de IAs generativas do Google.  

O projeto da companhia nesse setor, como já evidenciado nos últimos meses, é bem ambicioso. A empresa pretende incorporar o Bard no buscador e já desenvolve um novo projeto com base no software AlphaGO.

Detalhes

A modificação do texto informa que o Google pode “coletar informações disponíveis publicamente on-line ou de outras fontes públicas para treinar os modelos de IA e criar recursos como o Google Tradutor, o Bard e recursos de IA na nuvem”.  

O processo tem início imediato e automático, a partir do momento que a pessoa concorda e autoriza a mudança de termos. Ou seja: você estará, a partir de agora, fornecendo dados para treinar a inteligência artificial.  

Essa versão modificada das regras de privacidade tem uma grande diferença em relação ao texto anterior, publicado em dezembro de 2022. Ate então, não havia qualquer menção a IAs e direcionava-se os dados públicos coletados para treinar o Google Tradutor, somente.

Treinamento e extração

A mudança do Google acompanha a tendência atual. Ferramentas como Bard, ChatGPT e Bing são treinadas e funcionam a partir da coleta de informações na internet.  

O uso de conteúdos públicos pode gerar problemas relacionados à propriedade intelectual e autoria das respostas, mas a autorização dada pelos usuários do Google, a partir de agora, pode resolver essa questão.  

Fora isso, a extração dos dados vai depender também da boa intenção das plataformas. O Reddit, por exemplo, limitou o uso da API e o Twitter bloqueou o acesso às publicações. O dono do site, o bilionário Elon Musk, disse que tomou a medida para controlar a “pilhagem de dados”.  

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS