Economia
Geração Z prioriza bens materiais e não investe muito em experiências
Para a Geração Z, viagens e experiências não são prioridade. Pesquisa revela que os jovens estão preferindo comprar imóveis, carros, entre outros.
A Geração Z valoriza mais os bens materiais, por isso, preferem comprar produtos do que adquirir experiências. É isso mesmo: a pesquisa “Geração Z pelas lentes latinas”, realizada pelo Grupo Consumoteca, mostrou que a geração de nascidos entre 1995 e 2010 está adquirindo menos experiências que os “Millennials”
Por que a geração Z prefere utilizar seu dinheiro em bens materiais? Entenda os motivos!
O comportamento verificado entre os dois mil jovens entrevistados em quatro países (Brasil, México, Argentina e Colômbia) mostra uma grande diferença no interesse de consumo em relação à geração anterior, nascidos após 1980 até 1995.
A Geração X, ou “Millennials” tinha interesse no investimento em conhecimento, cultura, viagens, cursos e costumavam utilizar seu dinheiro com esse propósito. A geração mais jovem busca independência financeira e não vê o conhecimento como uma prioridade na hora de gastar seu dinheiro.
Bens materiais, como imóveis e automóveis, são os itens mais cobiçados segundo a pesquisa. Para a Geração Z, não adianta nada viajar, ter uma experiência incrível e, depois, voltar para a casa dos pais ou para uma rotina mais restrita financeiramente.
Em busca dessas conquistas de consumo, a Geração Z também utiliza uma maneira distinta à de seus antecessores. Os Millennials buscavam o emprego ideal, realização profissional e estabilidade financeira em um trabalho alinhado com sua visão de mundo e propósitos na vida.
Já os jovens atuais buscam empregos dando preferência para o dinheiro a ser ganho. Grande parte dos participantes da pesquisa busca a estabilidade financeira acima de outras motivações, seguida pela busca por rendas adicionais.
Cerca de 85% dos jovens entrevistados já bancam, mesmo que parcialmente, despesas da casa em que residem com suas famílias.
Para estes jovens, ter novas experiências, conhecer novos lugares, compreender novas línguas, interagir com novas culturas não é interessante se não tiverem independência financeira e estabilidade. Esta visão pode ser causada pelo crescimento em um cenário de constantes crises financeiras.
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