Conecte-se conosco

Commodities

Greve nas petroleiras pode acabar nesta sexta, diz Sindicato da Noruega

Companhias petroleiras e líderes sindicais se reuniram com um mediador nomeado pelo Estado.

Publicado

em

O chefe do sindicato norueguês Lederne disse nesta sexta-feira que os petroleiros do país podem finalizar uma greve de 10 dias ainda hoje se uma série de novas propostas das empresas do setor for satisfatória.

Em meio a uma greve que ameaça reduzir a produção do maior produtor de petróleo e gás da Europa Ocidental em aproximadamente 25%, companhias petroleiras e líderes sindicais se reuniram junto a um mediador indicado pelo Estado para tentarem chegar a um acordo.

Embora algumas conversas informais tenham ocorrido, a reunião deste sexta-feira será a primeira com o mediador estadual desde o início da greve em 30 de setembro.

Representante das empresas de petróleo nas negociações, a Norwegian Oil and Gas Association (NOG) ainda não retornou o pedido para falar sobre o assunto.

Na segunda-feira, seis campos offshore foram paralisados outros sete estão programados para fechar nos próximos dias. Segundo a NOG, o corte na produção de petróleo e gás deve atingir 966.000 barris de óleo equivalente por dia (boed) até 14 de outubro.

“Estamos recebendo uma nova proposta do NOG e espero que possamos ter um acordo hoje”, disse Audun Ingvartsen, líder do Lederne, sem dar detalhes sobre a proposta mas acrescentando que sua análise tomará algum tempo.

O objetivo do sindicato é igualar os salários e as condições dos funcionários de salas de controle em terra com os trabalhadores offshore, além de garantir aumentos salariais melhores em 2020 do que os estabelecidos pelas companhias do setor.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS