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Guia para pequenas empresas se destacarem no Instagram

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Basicamente, quando o Instagram começou, ele era uma simples plataforma de compartilhamento de fotos. Contudo, ele evoluiu muito com o passar dos anos. Com isso, além de se tornar uma das maiores redes sociais do planeta, com mais de um bilhão de perfis ativos, o Instagram obteve grandes taxas de engajamento.

Atualmente, é possível utilizar o Instagram para evoluir uma empresa, mesmo sendo pequena. Dessa forma, será possível captar mais clientes, pois mais pessoas conhecerão aquela marca e comprarão seus produtos. Aliás, comercialmente falando, o Instagram é tão interessante que possui mais de 25 milhões de empresas cadastradas.

Entretanto, para que o Instagram realmente seja útil, é preciso aplicar boas estratégias de marketing. Assim, o algoritmo da plataforma recomenda seus conteúdos para outras pessoas e você ganhará mais seguidores. Inclusive, existem pessoas que investem pesado na estratégia de comprar visualizações reels do Instagram, para melhorar ainda mais o desempenho de seus perfis.

Se você tem uma empresa e quer usar o Instagram para “turbinar” seu negócio, este texto pode te ajudar. Nos próximos parágrafos, será mostrado um guia para pequenas empresas se destacarem no Instagram.

Crie uma conta comercial para sua empresa

Por mais que seu perfil pessoal seja incrível e tenha milhões de acessos, é preciso criar uma conta comercial para sua empresa. Afinal, se o objetivo é alavancar seu negócio por meio do Instagram, misturar posts pessoais com profissionais não é bom. Aliás, ao fazer isso, você transmitirá uma mensagem de amadorismo para seu perfil.

Por isso, o ideal é fazer um perfil comercial voltado exclusivamente para sua empresa. Dessa forma, será possível mostrar seus produtos e fazer posts focados apenas em seu trabalho. A seguir, veja como configurar um perfil comercial no Instagram:

  1. Primeiramente, baixe o app do Instagram em seu smartphone;
  2. Depois disso, cadastre o seu endereço de e-mail (se você já tiver uma página de negócios no Facebook, procure vincular um perfil com o outro. Nesse caso, basta tocar em “Entrar com Facebook”);
  3. Defina um nome de usuário e uma senha;
  4. Vá em “Configurações” no app e role para baixo até chegar em “Alternar para conta empresarial”. A partir daí, será possível configurar um perfil empresarial sem pagar nada;
  5. Por fim, digite alguma informação relacionada à sua empresa, como e-mail, endereço físico (se for relevante), horário de funcionamento ou algum contato telefônico.

Se você já possui um perfil comum onde faz posts sobre seu negócio, é possível transformá-lo em um perfil comercial. Para isso, basta seguir as instruções do passo número 4.

Deixe o seu perfil otimizado

Após criar o seu perfil comercial, é muito importante otimizá-lo para o Instagram. Dessa forma, ele chamará a atenção do algoritmo e terá o seu conteúdo mostrado para outras pessoas. A seguir, veja como otimizar o seu perfil comercial do Instagram:

Use seu logo como foto de perfil

Para um perfil comercial (empresarial), é muito importante que o logotipo da empresa ganhe destaque. Aliás, esse é o modo perfeito de deixar a página com um toque mais profissional.

Independentemente da foto de seu perfil ser do logotipo ou não, lembre-se de configurá-la para um tamanho mínimo de 110 x 110 pixels. Contudo, para que a foto fique boa em smartphones e computadores, o ideal é deixá-la em um tamanho 320 x 320 pixels.

Valorize a sua bio

Basicamente, sua bio deve transmitir a essência de sua marca. Ou seja, ela deve mostrar para o público o que sua empresa pretende alcançar. Como esse espaço tem um limite de 150 caracteres, é importante que a mensagem seja clara e sucinta.

Um bom modo de trazer destaque para sua bio é utilizar emojis. Ao fazer isso, você trará um pouco de cor ao seu perfil e tornará sua mensagem mais chamativa. Ademais, é importante usar espaçamento e quebras de linha em seu texto, pois a leitura da biografia ficará bem mais fácil.

Vincule seu site a sua bio

Ao ter uma conta comercial no Instagram, é possível colocar o link de seu site na bio de seu perfil. Aliás, a seção da bio é o único local possível para colocar um link clicável. Por isso, ao mexer em sua bio, não deixe de pôr o link de seu site e falar dele em seus posts.

Dessa forma, seu público será instigado a conhecer melhor a sua empresa. Inclusive, você pode pôr uma chamada para ação (call to action ou CTA) em alguma postagem. Assim, haverá um incentivo maior para que as pessoas cliquem no link de seu site.

Crie conteúdos de qualidade

O Instagram permite que você compartilhe conteúdos de várias maneiras diferentes. Ou seja, é possível fazer compartilhamentos em todos os formatos oferecidos pela plataforma (stories, Instagram Live, reels e IGTV).

Com isso, além da enorme variedade para criação de conteúdo, há mais opções para se conectar com o público. Assim, sua marca será mais difundida e mais pessoas conhecerão o seu negócio. A seguir, veja algumas sugestões para criar bons conteúdos no Instagram:

Faça boas fotos

Se você trabalha com varejo, o Instagram é o melhor local possível para mostrar seus produtos. Por isso, fazer boas fotografias é muito importante, pois isso valoriza aquilo que você vende. Aliás, uma técnica que pode te ajudar é a da fotografia plana, que consiste em fotografar objetos de cima. Assim, seus produtos podem ganhar um apelo comercial e ter mais destaque na plataforma.

Mostre os seus bastidores

Fazer um perfil apenas com fotos e preços de seus produtos fica muito formal. Como consequência, isso pode afastar seus seguidores e reduzir suas vendas. Na verdade, é preciso que haja uma espécie de humanização em sua marca, pois isso causará empatia em seu público.

Um bom modo de humanizar sua marca é postar cenas dos bastidores de sua empresa. Por exemplo, você pode mostrar em vídeo como algum de seus produtos é feito. Além disso, você pode fazer posts sobre alguma sessão de fotos em sua empresa. Inclusive, posts assim são ótimos para mostrar seus funcionários dando risada, o que tornará a sua página mais leve e menos formal.

Aliás, no que diz respeito a conteúdos engraçados, o local perfeito para postar algo assim é nos stories. Contudo, como os posts desse espaço duram apenas 24 horas, é preciso salvá-los como “Destaques de stories” em sua página. Assim, seus usuários poderão rever os posts quando quiserem.

Reaproveite conteúdos de outras plataformas

Se você tem um blog ou um canal do YouTube atrelado a sua empresa, tente aproveitar os conteúdos de ambos em seu Instagram. Por exemplo, é possível montar infográficos em cima de algum texto de seu blog e postá-los em seu perfil. Além disso, você pode pegar um trecho de algum vídeo do seu canal e postar no Instagram. Aliás, esse post pode acontecer no reels, nos stories ou em algum local de sua página.

Outro modo de reaproveitar conteúdo é utilizar o Instagram TV (IGTV). Nesse caso, você pode fazer uploads de vídeos longos de alta qualidade. No IGTV, você pode postar vídeos entre 15 segundos e 10 minutos (no caso das grandes empresas, o tempo limite é 60 minutos).

Esse recurso é ótimo para postar seus vídeos do YouTube no Instagram e levar seus seguidores de uma plataforma para outra. Ao aproveitar seus conteúdos, você permitirá que mais pessoas conheçam seu trabalho. Ademais, seus seguidores poderão ver seus vídeos do YouTube mesmo estando no Instagram.

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