Conecte-se conosco

Economia

Ibovespa caminha para semana de ganhos com eleição nos EUA sob os holofotes

Por volta de 16:05, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,16%, a 100.591,25 pontos.

Publicado

em

O Ibovespa continuava sua caminhada rumo ao fechamento de uma semana positiva e acima do patamar dos 100 mil pontos, marcada pelo noticiário corporativo doméstico e pelas eleições nos Estados Unidos.

Ganhos semanais em Wall Street impulsionaram o pregão brasileiro após um fraco final em outubro, em meio a perspectivas de vitória do democrata Joe Biden na disputa presidencial e da manutenção da maioria republicana no Senado norte-americano, o que parece cada vez mais viável conforme os votos são apurados.

Investidores acreditam que esse resultado reduz a possibilidade de grandes mudanças de políticas econômicas nos EUA, principalmente no que diz respeito à tributação de grandes empresas norte-americanas e ao setor de tecnologia.

Os mercados no exterior diminuíram risco antes do pleito, temendo a chance de uma vitória democrata na Casa Branca e no Senado, o que não se confirmou, explicou Florian Bartunek, sócio-fundador da Constellation Asset, que tem 15 bilhões de reais sob gestão.

“Isso é bom porque a governança fica equilibrada….Com esse ‘problema’ saindo da frente, investidores voltam a focar nas companhias e menos na eleição. E a bolsa norte-americana indo bem, afeta também a bolsa brasileira como todas as bolsas do mundo”, disse ele.

Em Wall Street, o S&P 500 acumulava ganhos de 7,4% na semana até o momento, com Biden tomando a dianteira em relação a Trump em Estados cruciais como a Geórgia e a Pensilvânia. Na noite de sexta-feira é esperado um pronunciamento do democrata aos EUA.

Na cena doméstica, mais empresas brasileiras divulgaram balanços trimestrais nos últimos dias, incluindo Itaú Unibanco, que comunicou planos envolvendo sua participação na XP Inc, o que elevou em mais de 7% duas ações durante a sessão de quarta-feira.

Operando no azul, Ultrapar e Ecorodovias lideravam os ganhos do Ibovespa na semana em que reportaram resultados e perspectivas para o futuro, ao passo que apenas duas ações ficaram no vermelho no período, sendo elas Suzano e Santander Brasil.

Por volta de 16:05, o Ibovespa recuava 0,16%, a 100.591,25 pontos, acumulando alta de de 7,07% na semana/mês. Em 2020, o índice já perde 13,02%.

O índice Small Caps tinha valorização de 1,28%, a 2.453,12 pontos, e salto de 9% na semana/mês. Neste ano, acumula queda de 13,65%.

O volume financeiro da sessão totalizava 17,3 bilhões de reais.

Nos principais índices setoriais na B3, o acumulado da semana ficou assim: índice financeiro (+7,1%), índice de consumo (+8,5%), índice de Energia Elétrica (+8,9%), índice de materiais básicos (+2,8%), índice do setor industrial (6,31%), índice imobiliário (+11,5%) e índice de utilidade pública (9,8%)

Destaques na semana

ECORODOVIAS ON dispara cerca  18%, após seu resultado do terceiro trimestre revelar que o tráfego nas estradas sob sua gestão teve recuperação gradual. Analistas do Bradesco BBI acreditam que companhia deve estar bem posicionada para conseguir concessões de novos projetos em 2021, e a resolução dos reequilíbrios econômicos para as concessões paulistas poderia desbloquear cerca de 7,8 reais por ação. “Mantemos nosso rating de outperform”.

ULTRAPAR ON avança quase 22%, após divulgar balanço acima das expectativas de analistas no terceiro trimestre, com a companhia tirando proveito da recuperação da economia do país. Para analistas do BTG Pactual, o resultado reforçou sua visão de que um portfólio bem equilibrado e de que o caráter ‘spread business’ da Ipiranga devem seguir se beneficiando da recuperação. Eles recomendaram ‘compra e afirmou que, “pela primeira vez em muito tempo, vemos espaço para melhorias nos lucros”.

CYRELA ON tem alta aproximadamente 15% antes de reporta resultado na semana que vem, quando investidores esperam confirmar a forte prévia operacional e ver os impactos de IPOs de empresas na qual a construtora e incorporadora tem participação (Plano & Plano e Cury). Analistas do Credit Suisse apostas que esse bom ‘momentum’ operacional será seguido por bons resultados. O setor lidera a alta entre os índices setoriais na bolsa no mês.

SANTANDER BRASIL UNIT cede somente 0,2%, após estar entre as maiores altas em outubro, em meio ao embolso de lucros. A ação teve valorização de 14,6% no mês passado, quando banco reportou lucro líquido do terceiro trimestre acima do previsto.

SUZANO ON cai menos de 1%, com a variação negativa do dólar contra o real nessa semana e movimentos de realização de lucros, após alta de cerca de 10% em outubro. No setor de papel e celulose, KLABIN UNIT sobe discretos 0,2%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS