Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ibovespa fecha em queda após Bolsonaro adiar decisão sobre Renda Brasil

Após perder os 100 mil pontos, Ibovespa recupera parte das perdas e registra queda de 1,62%, aos 100.462 pontos.

Publicado

em

A informação de que o presidente Jair Bolsonaro suspendeu o Renda Brasil até que sejam realizadas adequações no texto enviado pela pasta liderada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, levou o Ibovespa a perder os 100 mil pontos ao longo do pregão. O índice doméstico encerrou com perda de 1,62%, aos 100.462 pontos. O giro financeiro somou R$ 27,330 bilhões.

Mais cedo, durante discurso em evento em Minas Gerais, Bolsonaro afirmou que a proposta precisa ser mudada e que a decisão final sairá na próxima sexta-feira, dia 28. A justificativa de Bolsonaro é que, com a redação vigente, o programa retiraria recursos de “pobres” para distribuir aos “paupérrimos”.

A informação sobre a data da decisão foi confirmada pelo ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Teremos uma reunião na sexta-feira pela manhã com os técnicos de cada ministério e no final da tarde, com o presidente da República, teremos a oportunidade de definir qual a política que será apresentada ao Congresso”, afirmou Marinho em entrevista à rádio Bandeirantes.

O objetivo do Renda Brasil, que irá substituir o Bolsa Família, é ampliar o alcance e o valor dos benefícios, garantindo a entrada das pessoas que hoje recebem o auxílio emergencial. Ainda no evento, o presidente reforçou que o auxílio emergencial será prorrogado, mas não informou qual será o valor.

Ainda segundo o ministro, a ideia do governo é prorrogar o atual auxílio emergencial até dezembro, mas com a redução gradual do valor repassado. A previsão é que o novo programa, que deve substituir o Bolsa Família, comece a vigorar em janeiro de 2020.

Alguns portais de notícias divulgaram que o presidente teria colocado fim ao projeto do ministro da Economia, o desencontro de informação acentuou ainda mais o nervosismo no mercado financeiro e fez crescer o temor de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, pode estar mais perto da porta da rua do que se imagina. “Ele (Bolsonaro) quer uma coisa e não tem dinheiro para pagar, essa é a grande divergência com o Guedes. Esse conflito já vem se arrastando há algum tempo”, observa o operador da mesa institucional da Renascença DTVM, Luiz Roberto Monteiro.

Magazine Luiz, Notre Dame e Marfrig foram destaques de alta, com ganhos de 2,45%, 2,28% e, 1,57%, respectivamente. Na ponta oposta figuraram Ultrapar (-4,7%), Embraer (-4,57%) e Eletrobras (-4,37%).

Em Nova York, os índices foram impulsionados pela valorização de grandes empresas do setor de tecnologia. O Dow Jones fechou com ganho de 0,30%, aos 28.331 pontos, e o Nasdaq, +1,73%, aos 11.665 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS