Economia
Ibovespa opera em alta com esperanças de avanço na agenda econômica
Às 11:06, o Ibovespa tinha alta de 0,93%, a 96.979,13 pontos.
O Ibovespa continuava em alta nesta terça-feira, com o mercado respondendo a um alívio político após o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, deixarem sua rusga de lado e se comprometerem a avançar juntos com a programação econômica do governo.
Às 11:06, o índice de referência doméstico saltava 0,93%, a 96.979,13 pontos. O giro financeiro da sessão totalizava 5,55 bilhões de reais.
Após o crescimento das tensões entre eles nas últimas semanas, Maia e Guedes deixaram um jantar com outras autoridades na segunda-feira trocando elogios e pedidos de desculpas, indicando um alinhamento para levar adiante os temas econômicos do governo, especialmente em relação ao avanço da agenda de reformas e ao Renda Cidadã.
Maia escreveu em suas redes sociais que “a situação fiscal do Brasil hoje requer união, diálogo e equilíbrio”, logo após o jantar.
Na véspera, o senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento de 2021, saiu de uma reunião com Guedes afirmando que nova proposta do Renda Cidadã deve ser apresentada na quarta-feira.
A conciliação “parece trazer o alento necessário para além da questão de governabilidade de curto prazo, mas especialmente, para o avanço das reformas estruturais”, escreveu Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.
Em nota, Vieira afirmou: “O que realmente importa é a perspectiva de avanço das reformas e de uma responsabilidade fiscal coerente, pois o baixo nível da discussão política recente tem sido um elemento a mais de volatilidade no mercado financeiro, afastando o investidor internacional de potenciais investimentos de longo prazo”.
Nos Estados Unidos, a alta hospitalar do presidente Donald Trump após testar positivo para coronavírus na semana passada foi recebida com positividade pelos mercados.
O ânimo também seguia elevado pela esperança de aprovação de um novo pacote de estímulo por parlamentares dos EUA para enfrentar os impactos econômicos da crise causada pela pandemia.
Destaques da manhã
BRASKEM PN saltava 7,4%, depois que o Morgan Stanley subiu sua recomendação para “overweight”, de “equalweight”.
EMBRAER ON disparava 7,3% após o Bradesco BBI elevar seu rating para “neutro”, de “underperform”, dizendo que a companhia tem caixa suficiente para superar a pandemia e se reajustar ao mercado após acordo fracassado com a Boeing.
AZUL PN tinha alta de 5,6%. Na véspera, a companhia informou que seu tráfego de passageiros consolidado em setembro aumentou 23,5% em relação a agosto, expandindo a recuperação dos últimos meses. No setor, GOL PN, que também teve recuperação no tráfego, avançava 6,9%.
OI ON (não está no Ibovespa) subia 1,8%.
IRB BRASIL ON perdia 3,2%, em sessão de ajustes. As ações da empresa registraram valorização superior a 15% entre outubro e o fechamento de segunda-feira.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp