Saúde
Inimigos da barriga: Top alimentos que desafiam seu estômago!
Diversos alimentos são mais propensos a causar intoxicação, seja devido à má higienização ou a algo durante a preparação da receita.
A intoxicação alimentar não é nada agradável e pode até ser perigosa, levando a quadros de diarreia, náuseas, vômitos, desidratação, entre outros sintomas que podem chegar a necessitar de atendimento hospitalar.
Um grupo de cientistas decidiu classificar por meio de uma pesquisa quais são os alimentos que mais causam intoxicação alimentar. Para isso, eles levaram em consideração os alimentos comprados entre 2017 e 2022 nos Estados Unidos e que causaram mais doenças, surtos e mortes.
Os itens que aparecem na lista são os responsáveis por causar cerca de 5 mil casos de infecção no estômago. Na lista aparecem alimentos que já esperávamos, como alface e rúcula. No entanto, alimentos inesperados também vieram a ser descobertos como vilões.
O diretor de política alimentar do grupo, Brian Ronholm, no entanto comenta que
“Não estamos dizendo que as pessoas precisam evitar totalmente esses alimentos. Afinal, eles são geralmente seguros e muitos deles são, de fato, partes importantes de uma dieta saudável.”
Mas, ainda assim, é preciso ficar atento à higienização e ao preparo dos alimentos. Foi constatado que cerca de 48 milhões de americanos acabam por contrair doenças como salmonela, E.coli e listeria devido ao consumo de alimentos, isso todos os anos.
Desses casos, a maior parte consegue se recuperar sem auxílio médico, após alguns dias pra lá de desconfortáveis. No entanto, cerca de 130 mil acabam por ser hospitalizados e desses, 3.000 acabam a vir a óbito devido a doenças transmitidas por alimentos.
É ainda mais importante ressaltar que gestantes, idosos e crianças têm o sistema imunológico mais sensível, por esse motivo devem ter atenção redobrada ao que comem.
Alimentos que mais causam intoxicação!
Em primeiríssimo lugar, temos as folhas verdes. O principal motivo da causa da intoxicação por meio das folhas, segundo cientistas, o fenômeno se deve por uma água suja na irrigação, por isso o mais indicado é higienizar corretamente essas folhas antes do consumo.
Atenção aos queijos, esses podem vir a estar contaminados com listeria. Essa é uma doença bacteriana que acaba por sobreviver a condições mais frias e úmidas. O manuseio do alimento pode ainda espalhar a doença.
A carne moída também pode vir a causar intoxicação alimentar. Isso devido a bactérias. Por esse motivo, é interessante sempre cozinhar bem a carne antes do consumo.
Frango, peru e outras aves podem vir a transmitir salmonela. Esses alimentos podem ser consumidos se devidamente cozidos. Por esse motivo, não é aconselhado comer aves com a carne “malpassada”.
Cebolas aparecem em quinto lugar nessa lista, o motivo é o mesmo que o das folhas verdes: a irrigação. Para evitar adoecer ao comer cebolas, ao comprar não escolha as que estejam machucadas, pois esses cortes permitem que as bactérias adentrem o alimento.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira