Agronegócio
Inovação em Goiânia: Pequi sem espinhos, prazer sem perigo!
Agência de Goiânia comercializa mudas de Pequi sem espinhos no fruto.
O pequi é uma das frutas mais amadas pelos brasileiros, principalmente na região do centro-oeste. No entanto, os espinhos do fruto costumam incomodar quem o come ou, até mesmo, machucar crianças. Mas para quem não abre mão do pequi, a notícia é positiva.
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) está desenvolvendo e produzindo mudas de pequi, no qual o fruto cresce sem espinho. Serão comercializadas e disponibilizadas para o público geral a partir de setembro.
O projeto é uma iniciativa do programa de pesquisa feito pela Emater juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados (Embrapa Cerrados. O projeto elaborou seis novos tipos da fruta, com três variedades sem espinhos.
Apesar da comercialização iniciar apenas em setembro, os amantes de pequi podem solicitar uma reserva da muda da fruta, no site da Emater. O interessado deve selecionar a aba de “Aquisição de Mudas de Pequi” e efetuar o pagamento de R$50,00 por unidade.
O projeto fez teste no qual comercializou mudas para viveristas e agricultores de Goiás. Depois dos testes, segundo o presidente da Agência, Pedro Leonardo Rezende, eles estão se preparando para atender a demanda de consumidores que tenham interesse no cultivo de pequi.
“Após a conclusão dessa importante pesquisa estamos focando na produção de novas mudas. Após atender aos agricultores familiares na primeira entrega, grupo prioritário da Emater, estamos trabalhando para acolher essa demanda da sociedade que se interessou pelo cultivo do fruto”, explico Pedro Leonardo.
Essa fruta é versátil e pode ser usado em diversos pratos da culinária regional, desde receitas salgadas como o famoso arroz, frango ou guisado de carne com pequi, até receitas doces como o sorvete e geleia de pequi.
Além de ser uma fruta saborosa, a fruta é também muito nutritiva, sendo rica em vitamina A, vitamina C e ferro. É rico em fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal e previnem problemas como a constipação. Além disso, a fruta contém compostos que auxiliam na digestão de alimentos gordurosos.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira21 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia16 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?