Conecte-se conosco

Economia

INSS começa a pagar auxílio-inclusão no dia 1º de outubro; Veja as regras de concessão

Benefício será voltado para segurados do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que conseguirem um emprego formal.

Publicado

em

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) dará início aos pagamentos do auxílio-inclusão na próxima sexta-feira, 1º de outubro. O benefício visa oferecer um incentivo a segurados do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que conseguem um emprego com carteira assinada.

Veja também: MEI: Perdeu o prazo para quitar as dívidas? Saiba o que fazer

Os critérios de concessão foram publicados no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 30, e explicam quem poderá acessar o novo auxílio. O valor será equivalente a metade do salário mínimo, R$ 550 atualmente.

Regras de concessão

A solicitação pode ser feita por idosos ou pessoas com deficiência moderada ou grave que recebem ou receberam o BPC/Loas em algum momento nos últimos cinco anos. É necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e receber remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.200) no novo emprego.

O auxílio-inclusão não tem nenhum desconto, mas também não gera 13º salário. O valor não será considerado no cálculo da renda mensal per capita de uma família para fins de concessão ou manutenção de outro auxílio-inclusão no mesmo grupo familiar, informou o Ministério da Cidadania.

Assim que consegue um emprego de carteira assinada, o beneficiário deixa de receber os pagamentos do BPC. Entretanto, caso perca o emprego, novos pagamentos serão garantidos. O ex-beneficiário do BPC não precisará enfrentar todos os trâmites para dar entrada no benefício novamente.

A solicitação do auxílio-inclusão pode ser feita pela internet, no site e aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone, na central de atendimento 135.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS