Conecte-se conosco

Política

INSS usa rosto como senha para mais proteção

Aposentados e pensionistas deverão passar por comprovação de vivacidade para acessar alguns serviços do sistema Meu INSS.

Publicado

em

A partir de agora, a Central de Serviços Meu INSS conta com uma novidade que não só vai surpreender aposentados e pensionistas, como também vai gerar maior segurança para os cidadãos. Estamos falando da comprovação de vivacidade.

Para executar alguns serviços, como “Alterar Local ou Forma de Pagamento” e “Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”, os segurados deverão passar por reconhecimento facial. A ideia é garantir que são eles mesmos, e não um retrato ou algum golpista tentando agir.

Esses serviços costumam ser acessados eletronicamente, pelo Meu INSS, pelo aplicativo para celular ou pelo site meu.inss.gov.br. Para utilizá-los, basta clicar em “Nove Pedido” e selecionar o serviço desejado.

Como funciona o reconhecimento facial

Antes de solicitar qualquer mudança ou alteração pelo Meu INSS, o cidadão deverá primeiro passar pelo procedimento de reconhecimento facial e, só depois da confirmação, ele poderá seguir com a solicitação.

A novidade vai fazer o cruzamento de dados para confirmar a identidade de cada pessoa. A vivacidade será atestada a partir da comparação da biometria facial com a foto cadastrada no banco de imagens do INSS e com o nível de confiabilidade da conta gov.br.

A depender do resultado obtido, a pessoa poderá prosseguir com os serviços de forma automática ou eles serão interrompidos e submetidos a uma análise mais detalhada feita por algum servidor.

Sem internet? Veja a solução!

Se você é um segurado do INSS que não tem acesso à internet e, portanto, não consegue solicitar os serviços a distância, por meio de dispositivos eletrônicos, existe um jeito de garantir isso.

A solução é via telefone. Você pode ligar para o número 135 e fazer as devidas solicitações. O sistema deve exigir alguma comprovação de identidade, mas, de modo geral, não existe mais a necessidade de agendamento para atendimento presencial.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS