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Insta, Facebook e Whatsapp deixarão de ser gratuitos? Confira aqui!
Será que o Instagram, o Facebook e o WhatsApp deixarão de ser aplicativos gratuitos? Entenda essa questão!
Você já parou pra pensar se as redes sociais que utilizamos realmente são gratuitas? O documentário intitulado “O Dilema das Redes” faz diversas reflexões sobre como as redes sociais vem impactando nossa vida em sociedade e como as características desses aplicativos foram pensadas para que a utilização das redes se torne um vício. Dessa maneira, diariamente somos bombardeados por propagandas e anúncios.
Logo, quanto mais tempo nós depreendemos para a utilização das redes sociais, mais é vantajoso para o mercado publicitário. Nesse sentido, é importante pensarmos na frase dita pelo ex-designer do Google Tristan Harris, “Se você não está pagando pelo produto, então você é o produto”. Diante disso, as redes sociais mais utilizadas no Brasil pertencem ao grupo Meta, chefiado por Mark Zuckerberg. Portanto, o mercado publicitário era a principal fonte de rendimento do grupo Meta.
Todavia, ocorreu diminuição e desinteresse nos investimentos em publicidade digital devido a implementação de uma nova função oferecida pela empresa norte americana a Apple, com o seu sistema operacional iOS permite que os usuários não sejam mais rastreados pelos aplicativos que possuem. Nesse sentido, a publicidade regida pela localização geográfica vem perdendo força, visto que já não é mais possível identificar onde esses usuários estão inseridos.
Diante desse momento de incerteza, o grupo Meta pretende acompanhar as mudanças do mercado e vem buscando novas maneiras de rentabilizar as plataformas. Nesse sentido, o portal especializado em tecnologia, The Verge, disponibilizou a informação de que o Facebook, Instagram e Whatsapp poderão possuir recursos pagos, chamando de “Novas experiências monetizadas”.
No entanto, ainda não há informações sobre como essa monetização será aplicada, somente que será executada nas três redes sociais pertencentes ao Meta. Os aplicativos Instagram e Facebook já possuem funcionalidades pagas, no entanto é voltado para criadores de conteúdo e empresas que desejam realizar publicidade. Nesse sentido, os anunciantes buscavam promover o post para atingir o maior número de pessoas possíveis em determinadas áreas. No entanto, devido às mudanças recentes esse cenário vem mudando e vai mudar ainda mais.
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