Investimentos
Investidor iniciante: 4 erros fatais no mercado de investimentos e como evitá-los
Para evitar os riscos do mercado, os investidores precisam agir de acordo com seu perfil e respeitando o objetivo principal.
Atualmente, o ato de investir no mercado financeiro está se tornando cada vez mais simplificado e acessível. Existe uma grande quantidade de informações disponíveis em livros, sites especializados e até em canais do YouTube. No entanto, é comum encontrar investidores cometendo erros que poderiam ser evitados, se houvesse conhecimento sobre as principais armadilhas desse mercado.
Confira 4 erros comuns sobre o universo dos investimentos e saiba como evitá-los.
O desconhecimento sobre o mercado
Apesar do caminho parecer descomplicado, é necessário conhecimento prévio para se preparar antes de investir. Nesse sentido, agir com ansiedade e dar início aos aportes visando receber os investimentos com agilidade pode resultar em dinheiro perdido.
Assim, é fundamental conhecer o mercado antes de investir. Afinal, esse é o caminho para escolher os melhores e mais seguros produtos de acordo com as necessidades e objetivos de cada um.
Não conhecer o perfil de investidor
Estabelecer um perfil é importante em diversos aspectos da vida, seja em viagens, empregos, relacionamentos, etc. No caso dos investimentos, não seria diferente. Antes de começar a investir em renda fixa ou variável, é preciso delimitar o perfil daquela pessoa frente ao mercado, que pode ser conservador, moderado ou arrojado.
Dessa forma, vai ser possível optar por ativos mais assertivos com relação aos seus objetivos. Essa etapa é também fundamental para conhecer sua tolerância sobre os riscos de perder dinheiro.
Não diversificar a carteira
Poucas estratégias no mercado financeiro funcionam tanto quanto a diversificação da carteira de ativos. Essa é uma forma de assegurar os rendimentos, afinal ao realizar aportes em diferentes produtos e mercados, é possível balancear os riscos inerentes aos investimentos e conseguir mais rentabilidade a longo prazo.
Logo, monte uma carteira diversificada. Porém, esteja sempre atento ao seu perfil de investidor e seu objetivo principal.
Não considerar os riscos
Menosprezar o adversário nunca é algo bom, certo? No caso do mercado financeiro, o inimigo principal são os riscos. E se engana quem acha que apenas os investimentos de renda variável podem oferecer perigo. Até mesmo o Tesouro Direto, conhecido por sua segurança, oferece riscos ao investidor.
Não considerar os perigos de crédito, liquidez e as oscilações do mercado já levou investidores à falência. Portanto, é necessário avaliar toda essa questão antes de construir sua carteira.

-
Mundo18 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças1 dia atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Economia2 dias atrás
Quanto custaria o Motorola V3 nos dias de hoje?
-
Bancos20 horas atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos11 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Bancos2 dias atrás
Banco do Brasil lança jogo de educação financeira no Roblox