Conecte-se conosco

Agronegócio

Já ouviu falar dos microverdes? Saiba o que são e como produzir os itens

De fácil cultivo, os microverdes são pequenos vegetais que servem para consumo e podem ser utilizados de diversas formas.

Publicado

em

Os microverdes, embora ainda não tão populares, são pequenas plantas que servem para consumo humano. Além de serem ainda mais nutritivos do que os vegetais na fase adulta, eles podem ser facilmente produzidos em casa utilizando poucos insumos.

E, se você tem interesse no cultivo dessas plantinhas, fique atento ao passo a passo que vai te ajudar não só com o cultivo, mas também a enriquecer a sua alimentação. Acompanhe!

Plantio

É possível produzir microverdes com a maioria dos vegetais folhosos – ou seja, aqueles cujas folhas são consumidas: alface, rúcula, repolho, couve, mostarda e agrião.

Também existe a possibilidade de produzir a partir de ervas e temperos, como manjericão, cebolinha, salsa e coentro, ou de hortaliças, como beterraba, cenoura, girassol, ervilha e rabanete.

Enquanto no cultivo normal utilizamos poucas sementes, na produção de microverdes vamos utilizá-las com mais densidade. Assim, para definir a quantidade de sementes ideal para você, leve em conta o tamanho do recipiente que você está utilizando.

Recomenda-se um vaso raso ou uma bandeja para realizar o plantio. Além disso, é importante que o recipiente apresente orifícios de drenagem. Sendo assim, preencha com substrato fértil, rico em matéria orgânica.

Em seguida, espalhe uniformemente as sementes por toda a superfície do vaso, cuidando para que uma não fique em cima da outra. Você pode distribuí-las como se estivesse salpicando as sementes pelo substrato, não sendo necessário cobri-las. Depois, é só borrifar água cuidadosamente até umedecer bem toda a área. 

As regas devem ser feitas diariamente com o auxílio de um borrifador, especialmente nos primeiros dias. Deixe o recipiente em um local bem iluminado. A germinação pode acontecer entre 3 e 10 dias, dependendo da espécie. 

Quando as suas plantinhas atingirem entre 6 e 8 cm, é hora de fazer a colheita. Você pode segurá-las delicadamente pelas folhas e cortá-las com a ajuda de uma tesoura, bem próximo do substrato para melhor aproveitamento.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS