Conecte-se conosco

Agronegócio

Já que tá na moda ser vegano, vem saber mais sobre a carne de soja

Composta por fibras, carboidratos e proteínas, a carne de soja vem sendo cada vez mais consumida. Confira quais são seus benefícios.

Publicado

em

Nessa época de safra, a soja está em alta. Muito cultivada, exportada e utilizada há milhares de anos, a soja vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros.

Um grão de soja é composto aproximadamente por 15% de fibras, 15% de umidade, 16% de carboidratos, 18% de gorduras e 39% de proteínas, além de possuir uma pequena quantidade de outros nutrientes. Dessa forma, a soja vem sendo cada vez mais consumida em forma de carne.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2021 o Brasil produziu cerca de 142 milhões de toneladas do grão, se tornando hoje, o segundo maior produtor e exportador de soja do mundo.

Também chamada de proteína texturizada de soja (PTS), a soja, por meio de processos industriais, vem sendo muito utilizada na produção de hambúrgueres vegetais, tortas, salsichas e outros produtos. Mas será que ela realmente é benéfica para a saúde?

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouquinho mais sobre a famosa carne de soja e seus principais benefícios e malefícios para a saúde. Confira!

Benefícios e malefícios

Por possuir diversas propriedades nutricionais, o consumo de carne de soja traz diversos benefícios para a saúde. A soja contém ácidos graxos essenciais, como o ômega 6 e o ômega 3, vitaminas e compostos fitoquímicos, como a isoflavona.

Além disso, o consumo pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue, além de prevenir o câncer de mama e a osteoporose, entretanto, para obter esses benefícios, é necessário o consumo de pelo menos 25 gramas do alimento por dia, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entretanto, há alguns efeitos negativos no consumo da PTS. Além da presença de agrotóxicos na soja, ela contém fatores chamados antinutricionais, que são os inibidores de tripsina, as hemaglutininas, as saponinas e os fitatos.

Dessa forma, há um desenvolvimento na dificuldade de digestão da proteína, a estimulação de processos inflamatórios e a redução da absorção de minerais como o zinco, o cálcio e o ferro.

Agora que você sabe quais os principais benefícios desse alimento, que tal inseri-lo na sua alimentação?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS