Menor Aprendiz
Jovens podem ter a primeira oportunidade de trabalho remunerado; Veja como
Ter experiência profissional é muito importante para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Veja como os jovens podem conseguir isso.
Hoje em dia, a maioria das vagas de emprego exige experiência de trabalho dos candidatos, que muitas vezes não conseguem ter experiência justamente devido a essa cobrança, afinal, como ter experiência, se para isso é preciso justamente ter experiência? Essa é uma dúvida que assombra os jovens desempregados.
Pensando nisso, um projeto disponibiliza estágios remunerados para que jovens entre 14 e 24 anos consigam uma vaga no mercado de trabalho e cresçam com a experiência necessária para encontrar as portas abertas em diversas áreas.
O programa não exige formação técnica ou superior, mas, para tanto, é necessário que os jovens em idade escolar estejam matriculados em instituições de ensino. Dessa forma, o jovem consegue experiência e ainda adquire uma renda para contribuir em casa ou investir em seu futuro.
Mas que programa é esse?
Estamos falando do Jovem Aprendiz, que dá a oportunidade para adolescentes e jovens adultos adentrarem no mercado de trabalho e evoluir nele, para que posteriormente tenham as condições necessárias para garantir seu sustento.
Além da idade mencionada, o jovem deve manter um bom rendimento escolar e ter uma boa postura no trabalho. Ele também deve pesquisar por vagas que aceitem jovem aprendiz e fazer a inscrição no programa. Para facilitar esse processo, o estudante pode se inscrever no CIEE, IEL e no Trabalha Brasil.
A carga horária máxima que um jovem aprendiz pode ter é de seis horas diárias, e o salário máximo de R$ 1.302, que é o teto de 2023. É importante lembrar, também, que o contrato de um jovem aprendiz pode chegar no máximo a dois anos. Porém, há chance de efetivação na empresa.
Após a inscrição no programa, o jovem terá contato com as empresas, podendo escolher a área de maior interesse, estando ciente da disponibilidade de vagas. Depois disso, ele terá que passar por um curso de capacitação, para ensiná-lo tudo que precisa saber sobre o mercado de trabalho.
Só então que ele poderá ir para a fase prática, em que exercerá sua função na empresa escolhida e poderá realizar tudo que aprendeu no curso teórico.
-
Cotidiano1 dia atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Saúde2 dias atrás
Lenda urbana ou realidade: é caro ficar doente nos Estados Unidos?
-
Criptomoedas13 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Agronegócio2 dias atrás
5 tipos de fungos que mais atacam e destroem sua horta; saiba prevenir
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Finanças2 dias atrás
Como saber se o pagamento de um boleto foi mesmo realizado?